Rival do América na Copa Libertadores de 2022, o Guaraní 'entregou' o título do Campeonato Paraguaio em 2021 com dois gols nos acréscimos da última partida. O 'Aborígene', que buscava seu 12° título na competição, acabou cedendo empate ao Cerro Porteño - que sagrou-se campeão pela 34ª vez.
4 de dezembro de 2021. Última rodada do 'Clausura' no Campeonato Paraguaio. Guaraní e Cerro Porteño entravam em campo no Estádio Rogelio Silvino Livieres, em Assunção - casa do primeiro adversário do Coelho na Libertadores.
Na tabela de classificação, o 'Ciclón' ostentava 37 pontos e dependia de um empate com o Guaraní, que tinha 35, para ser campeão. Em um duelo com cara de final, o Aborígene abriu 2 a 0, com gols de Alfio Oviedo e Marcelo González.
Imprensa paraguaia repercute América x Guaraní na Libertadores 2022
No segundo tempo, no entanto, houve grande reviravolta: já aos 47 minutos, Roberto Fernández e Gaspar Clemente, do Guaraní, foram expulsos. Como o técnico espanhol Fernando Jubero já havia promovido todas as alterações, o zagueiro Marcos Cáceres foi para o gol.
O Cerro, que já havia sofrido a baixa de Alan Benítez por expulsão aos 15 minutos, passou a ficar com um jogador a mais. Então, aos 53, veio a reação: Alberto Espínola descontou para os visitantes e, dois minutos depois, Juan Gabriel Patiño marcou o gol heroico.
Ainda houve tempo para a quarta expulsão da partida. Já com um empate no placar o próprio Patiño, autor do segundo gol, recebeu cartão vermelho. O Cerro segurou o resultado e, com 38 pontos, encaminhou a conquista de seu 34° título. Em uma das páginas mais frustrantes de sua história, o Guaraní, vice, ficou com a vaga na fase preliminar da Copa Libertadores da América.
Apesar desta grande decepção, o time aurinegro vive boa fase como mandante. Já são sete meses de invencibilidade atuando no Estádio Rogelio Livieres - onde o América disputará o jogo de volta da segunda fase da Libertadores no dia 2 de março.