O Guaraní do Paraguai, rival do América em sua estreia Libertadores, não perde uma partida em casa há mais de sete meses. (Foto: NORBERTO DUARTE / AFP)


O América não terá vida fácil na sua primeira aparição na Copa Libertadores. O Guaraní, do Paraguai, adversário de estreia do Coelho, não perde uma partida em casa há mais de sete meses.



 
Vale destacar que o jogo que decidirá o confronto entre as equipes será disputado no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Isso se decorre devido a melhor colocação do Guaraní em comparação ao América no ranking de clubes da Conmebol.

A hegemonia dentro de casa do 'Cacique', como é apelidado o clube paraguaio, perdura há 10 jogos. Entre esses, sete os mandantes saíram vitoriosos e três terminaram em empate (aproveitamento de 80%).

A última derrota do Guaraní dentro de seus domínios foi uma severa goleada para o Libertad, pela 16ª rodada da Apertura. A partida foi realizada em 16 de maio, há exatos 219 dias.




Não diferentemente, o América também defende uma invencibilidade de 10 jogos sem perder no Independência, em Belo Horizonte. A diferença entre as hegemonias é que o calendário brasileiro é mais enxuto, o que faz com que as equipes joguem mais partidas em menos dias.

A última derrota do Coelho em casa foi diante o RB Bragantino, por 2 a 0, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto foi realizado em 23 de agosto, há exatos 120 dias.
 

No geral, ambos os times vivem grandes momentos. O América fez sua melhor campanha na história da Série A, terminando a competição em 8º lugar, com 53 pontos.




Já o Guaraní perdeu o título do Campeonato Paraguaio com dois gols nos acréscimos da última partida, terminando na segunda colocação. O 'Cacique', que buscava seu 12° título na competição, acabou cedendo empate ao Cerro Porteño - que sagrou-se campeão pela 34ª vez.