De 'malas prontas' para ir ao Atlético, Ademir disputou sua última partida pelo América nessa quinta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no Independência, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Autor dos gols da vitória, o camisa 10 encerrou sua passagem de quatro anos pelo clube com 'chave de ouro'.
Na manhã desta sexta-feira, o jogador de 26 anos se despediu oficialmente do Coelho em seu perfil no Instagram. Na mensagem, ele agradece toda a diretoria, em especial ao coordenador de futebol clube-empresa, Marcus Salum, e ao membro do conselho deliberativo, Euler Araújo.
"Despedidas são sempre difíceis, mas elas são uma oportunidade para relembrar momentos importantes e mostrar gratidão a instituição e as pessoas. Hoje me despeço, mas gostaria de agradecer, do fundo do meu coração, ao América Futebol Clube e a toda diretoria, em especial o presidente Marcos Salum, ao Euler que sempre acreditou no meu trabalho. Mesmo em momentos difíceis, confiava no meu futebol e preferiu me manter no clube", disse.
Ademir também fala sobre sua trajetória no futebol como superação. O jogador chegou ao América em 2018, após boa passagem pelo Patrocinense. Em sua carreira, o atleta também defendeu o Andraus-PR, o Jaraguá-SC e o Nacional-SP.
"Vim de uma cidade pequena e comecei no futebol de várzea. Tenho orgulho de ter saído de lá, mas sempre tive o sonho de poder jogar em alto nível na Série A do Campeonato Brasileiro. Trabalhei incansavelmente para chegar neste objetivo e o América me possibilitou viver isso. Agradeço a Deus por tudo que passei e construí aqui", comemorou.
América 2 x 0 São Paulo: fotos da vitória histórica no Independência
Ao todo, o jogador disputou 121 jogos e marcou 32 gols, além de campanhas históricas em 2020, no acesso à Série A e a semifinal da Copa do Brasil, além da classificação para a Copa Libertadores nesta temporada.
Com os dois tentos diante do São Paulo, Ademir ainda se tornou o segundo maior artilheiro do América na história do Brasileirão, com 14 gols - um em 2018 e 13 em 2021. No quesito, ele fica atrás apenas de Kempes (13 em 2011) e Cândido (24 nas temporadas 1973 e 1974).
Na edição da Série A de 2021, o camisa 10 do Coelho foi o jogador com mais participações diretas em gol. Ele ofereceu três assistências e balançou as redes em 13 oportunidades.
Veja a despedida de Ademir na íntegra:
Saiba mais
- Na mira do Santos, Bauermann se despede e declara ao América: 'Eu te amo'
- Em noite de despedida, Ademir marca 2 gols e coloca América na Libertadores
- Marquinhos Santos sobre América na Libertadores: 'Entramos para eternidade'
- América 2 x 0 São Paulo: fotos da vitória histórica no Independência
- América garante premiação multimilionária no Campeonato Brasileiro