América jogará a Copa Libertadores em 2022 (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


O ano de 2021 está, definitivamente, marcado na história do América Futebol Clube. Após conquistar a primeira permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o Coelho seguiu fazendo bonito e, nesta quinta-feira (9), após vencer o São Paulo por 2 a 0 no Independência, em Belo Horizonte, garantiu vaga na Copa Libertadores da América pela primeira vez.



 
Dugout
 


O Coelho encerrou a participação na Série A na 8ª posição, com 53 pontos. Essa foi a melhor campanha do América nos pontos corridos e rendeu uma premiação multimilionária de R$ 21,4 milhões.

O América chegou a ser o vice-lanterna do Campeonato Brasileiro em 2021. No entanto, com uma excelente campanha no returno da competição (a 3ª melhor), deu a volta por cima e conquistou vaga no torneio continental. 
 
 

O time comandado por Marquinhos Santos fez a terceira melhor campanha do segundo turno do Brasileirão, com 33 pontos - atrás apenas do campeão Atlético (42) e do vice-líder Flamengo (35).




Ao todo, na segunda metade da Série A, foram nove vitórias do Coelho, sete empates e apenas três derrotas. Vale ressaltar que, em parte desta campanha, a equipe mineira era comandada pelo técnico Vagner Mancini, hoje no Grêmio.

Em novo patamar, o América organiza suas finanças e se prepara para a chegada de um novo investidor, no projeto que transformará o Coelho em clube-empresa. Para 2022, é esperada uma grande reformulação no elenco. Veja, abaixo, a situação contratual de cada atleta.

Dugout