Marcelo Toscano pode encerrar segunda passagem pelo América com vaga na Libertadores (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Com chance de garantir classificação à Copa Libertadores, o América recebe o São Paulo nesta quinta-feira, no Independência, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. A partida que pode garantir feito inédito na história do clube também marca a despedida do atacante Marcelo Toscano. Em postagem emocionada nas redes sociais, o veterano anunciou o fim da trajetória no Lanna Drumond e enalteceu o carinho por companheiros, diretoria e torcida. 




"É muito difícil esse momento de saber que será meu último jogo vestindo essa camisa que tenho muito orgulho de ter vestido. Será meu último jogo com as torcidas que sempre me respeitaram e me apoiaram. Não está sendo fácil me despedir. Todos sabem do carinho que tenho aqui. Fiz várias amizades que levarei comigo para o resto de minha vida. Deixo aqui o meu muito obrigado à toda diretoria, à comissão técnica e a todos que trabalham ali no CT e aos atletas que também sempre me ajudaram a crescer mais e mais. É só gratidão por tudo. Um clube que levarei para sempre no meu coração. Agora é vida que segue e esperar o que Deus tem para mim e minha família. Podem ter certeza que estou saindo com o dever cumprido e vamos ainda conquistar algo maior ainda", publicou o jogador de 36 anos. 

O contrato de Marcelo Toscano com o América termina em 31 de dezembro. O vínculo não será renovado para a temporada seguinte, quando o Coelho estará novamente na Série A do Brasileiro e em uma competição internacional - a vaga na Copa Sul-Americana, ao menos, está garantida. Em 2021, o atacante participou de 26 jogos, nove como titular, e anotou apenas um gol - na vitória por 2 a 1 sobre o Uberlândia, pelo Estadual. 

Marcelo Toscano iniciou sua trajetória no América em 2015, quando formou dupla com Richarlison no time que subiu à primeira divisão. Naquela temporada, o então camisa 10 marcou 14 gols em 37 partidas. Em 2016, transferiu-se para o futebol asiático, defendendo Jeju United, da Coreia do Sul, e Omiya Ardija, do Japão.




De volta ao Lanna Drumond em 2019, Toscano não alcançou o mesmo patamar da primeira passagem, mas contribuiu com experiência e versatilidade ao ser escalado tanto no ataque quanto no meio-campo. Na temporada passada, o experiente jogador contribuiu para o acesso à Série A do time comandado por Lisca. Nas duas passagens pelo clube, Toscano disputou 133 jogos e marcou 22 gols. Nesse período, atuou por empréstimo no Mirassol, no primeiro semestre de 2020.



Tags: