América e Atlético se enfrentando pelo Campeonato Mineiro de 2021, no Independência (Foto: Foto: Pedro Souza / Atlético)


Neste domingo, às 16h, Atlético e América protagonizarão mais um 'clássico das multidões', no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Caso saia vitorioso do confronto, o Coelho quebrará um jejum que perdura há mais de duas décadas: vencer o seu rival em uma competição nacional.




A última vez que tal feito ocorreu foi em 2000, na Copa João Havelange. O América bateu o Atlético por 1 a 0, no Gigante da Pampulha, pela primeira fase do torneio. O gol da partida foi marcado pelo ex-zagueiro Wellington Paulo.

Em competições nacionais, o Galo leva larga vantagem no confronto direto entre as equipes. Em 19 partidas disputadas, o Atlético venceu 11, empatou 6 e perdeu em apenas duas oportunidades.

A outra vitória do América foi em 1973, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. No Mineirão, a equipe alviverde bateu o Galo por 2 a 1, com gols de  Pedro Omar e King Cândido. Fausto descontou para os alvinegros.




Vale destacar que, como o último triunfo do Coelho sobre o Atlético foi em 2000, é possível afirmar que o América nunca venceu o 'clássico das multidões' na 'era dos pontos corridos'. De 2003 pra cá, os times se enfrentaram em 7 oportunidades, tendo 5 vitórias para o Galo e 2 empates.

Outro fato curioso é que todas as vitórias da equipe alviverde sobre a alvinegra aconteceram fora de casa, assim como será o duelo deste domingo, com mando do Atlético.
 
Dugout
 

Situação dos times


Ambas as equipes vêm de grandes momentos no Campeonato Brasileiro. O América, que perdeu apenas um dos seus últimos doze jogos, se encontra na 9ª posição, com 38 pontos. O Coelho tem a segunda melhor campanha do returno da competição.

Já o Atlético é o líder do campeonato, com 59 pontos, sete a mais que o 2ª colocação. A distância para a equipe paulista pode ser aumentada caso o Galo vença o Grêmio nesta quarta-feira, às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada - jogo atrasado.