Time e bastidores movimentaram o final de semana do americano (Foto: Mourão Panda / América)

O final de semana do americano segue movimentado. Depois da vitória sobre o Cuiabá, foi a vez de a notícia de que um bilionário está nas tratativas no projeto clube-empresa do Coelho agitar a torcida. A diretoria do América, contudo, fez questão de se manifestar rapidamente. 


Dugout

O bilionário seria Joseph Dagrosa, ex-proprietário do Bourdeaux, tradicional time francês. A torcida ficou na expectativa. Se o 2 a 0 na Arena Pantanal afastou o time da zona de rebaixamento, os bastidores dão esperança de dias ainda melhores. 

A resposta da diretoria veio através de um comunicado oficial. "Em respeito a estes instrumentos jurídicos e a bem do sucesso da almejada transação, a Diretoria e Conselhos do América Futebol Clube não irão comentar quaisquer especulações da imprensa", diz um trecho da nota. 


Em outro trecho, a diretoria fala das conversas para viabilizar o sonho. "O América Futebol Clube, em seu processo de possibilidade de criação do Clube-empresa, manteve conversas com diversos potenciais interessados".




O América e outros clubes como o Cruzeiro têm como objetivo se tornarem clubes-empresa. No caso do Coelho, um interessado seria Joseph Dagrosa. Ele seria o responsável pela criação de um fundo de investimento que vai assumir o clube mineiro nos próximos anos. A prospecção de investimentos seria feita pelo Grupo Kapital Football, que também teria um clube de Portugal e outro da Bélgica na mira 

A transformação do Coelho e da Raposa em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é possível graças à Lei 14.193, de 2021, conhecida como Lei do Clube-Empresa. Ela foi sancionada em 9 de agosto. Outro clube que tem interesse em se tornar clube-empresa é o Botafogo que, atualmente, está na Série B. 

LEIA O COMUNICADO OFICAL DO AMÉRICA NA ÍNTEGRA: 

O América Futebol Clube, em seu processo de possibilidade de criação do Clube-empresa, manteve conversas com diversos potenciais interessados.

Para tanto, o Clube firmou termos de confidencialidade e sigilo (NDA's) sobre as tratativas em curso.

Em respeito a estes instrumentos jurídicos e a bem do sucesso da almejada transação, a Diretoria e Conselhos do América Futebol Clube não irão comentar quaisquer especulações da imprensa.




Quando tiver finalização do processo, caso haja a conclusão de qualquer negociação, observados os trâmites de aprovações internas do América, será convocada uma entrevista coletiva com a presença das partes envolvidas: o presidente do Conselho de Administração, Alencar da Silveira Junior, e o coordenador de futebol Clube-empresa, Marcus Salum.