A duas rodadas do fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o América ainda não conseguiu engrenar uma boa sequência positiva. Com isso, o Coelho não atingirá a meta estipulada pelo coordenador de futebol clube-empresa, Marcus Salum. Em fevereiro deste ano, o dirigente afirmou que equipes de menor investimento precisam chegar à metade da Série A com, no mínimo, 25 pontos para se manterem na elite.
Na avaliação de Salum, a primeira metade do torneio nacional é fundamental para os times que considera 'intermediários'. Isso porque, na visão do ex-presidente do Coelho, o segundo turno costuma ser muito mais difícil.
"Minha visão de Série A para os clubes intermediários é assim: o primeiro turno é fundamental para os clubes de poder aquisitivo menor. Você tem que ter uma bandeirada no primeiro turno de 25 pontos. No mínimo. E aí, você tem condição de se estabilizar, porque o segundo turno fica muito difícil", declarou Salum em entrevista ao Superesportes.
"O América fez 22 no turno de 2018, 18 no returno e acabou com 40 pontos. Se tivesse feito os 25, não teria caído. Essa é uma visão que eu tenho minhas métricas de campeonato, que eu falo muito. Já tenho estudado há muitos anos", completou.
Apesar das contas 'seguras' de Marcus Salum para manter o América na Série A da próxima temporada, a equipe não está apresentando o rendimento necessário para atingir o feito dentro de campo. O Coelho é o vice-lanterna da competição, com 15 pontos conquistados. Em 17 jogos, foram apenas três vitórias, seis empates e oito derrotas.
Mesmo se conseguir vencer os dois últimos jogos do turno, contra Ceará (8º colocado, com 24 pontos) e São Paulo (12º, com 21), o Alviverde não atingirá a meta imposta. O América poderá conquistar, no máximo, 21 pontos - quatro abaixo do previsto pelo dirigente.
América 0 x 2 RB Bragantino: fotos do jogo em BH pelo Brasileiro
Para os matemáticos da universidade, o clube que somar 44 pontos terá pouco mais de 8% de probabilidade de permanecer na elite brasileira. Por esse critério, o Coelho necessitaria de 29 nas 21 rodadas restantes (46% de aproveitamento) - algo como oito vitórias, cinco empates e oito derrotas.
No próximo domingo (29), o time de Vagner Mancini buscará reabilitação diante do Ceará, às 11h, no Independência. A partida, válida pela 18ª rodada da Série A, representa uma oportunidade para que o América dê mais um passo na luta contra o rebaixamento.