O atacante Orlando Berrío vive expectativa pela estreia com a camisa do América. A torcida já gostaria de vê-lo em ação no duelo contra a Chapecoense, na próxima segunda-feira, às 20h, na Arena Condá, pela 16ª rodada do Brasileiro. Entretanto, o técnico Vagner Mancini esfriou essa possibilidade ao pedir um pouco de paciência para que o jogador readquira mais ritmo de treinamentos e esteja mais preparado para entrar em campo.
Em entrevista à Rádio Itatiaia, Vagner Mancini disse que Berrío vem evoluindo nos treinos, mas ainda precisa de mais tempo para se condicionar melhor e estrear em uma situação melhor para o próprio atacante. O treinador do Coelho admitiu que a chance de o colombiano atuar diante da Chapecoense é pequena.
"O Berrío é um atleta que não participa de uma competição há mais de um ano e possivelmente vai precisar de um tempo para entrar mais dentro daquele campo que nós chamamos de ideal. Para isso nós teremos que ter paciência e não sei se para o jogo de segunda-feira o Berrío vai estar apto", declarou o comandante americano.
Mancini considera que o atacante melhorou o desenvolvimento físico e técnico nos treinos, mas prefere não 'queimar etapas' em escalá-lo ainda longe do ideal. Hoje (quinta-feira) foi um dia muito interessante do Berrío, ele conseguiu fazer um treino em alta intensidade, coisa que ele não tinha feito ainda", relatou.
"Então eu peço um pouco de paciência a todos que esperam pela estreia dele, pois não queremos o Berrío com 50%, 60%, e sim amplamente consistente e competitivo. Então, por causa disso, a gente precisa esperar um pouco mais para dar ao jogador condição de entrar em campo e fazer o que tem de melhor", comentou Mancini.
Berrío foi apresentado pelo América em 15 de julho e, desde então, vem realizando atividades para recuperar o condicionamento físico. Ele não disputa uma partida oficial desde março de 2020, quando defendeu o Flamengo por 25 minutos num clássico com o Botafogo.
O elenco de Vagner Mancini viaja no domingo (15), à noite, em voo fretado pela diretoria do clube para Chapecó, em Santa Catarina.
A estreia do atacante muito provavelmente será contra o RB Bragantino, no dia 23, às 20h, no Independência, pela 17ª rodada.
Carreira
A melhor temporada da carreira de Berrío foi em 2016, quando se sagrou campeão da Copa Libertadores pelo Atlético Nacional, da Colômbia. Naquele ano, o atacante marcou 17 gols em 52 partidas e despertou o interesse do Flamengo, que o contratou em janeiro de 2017 por US$3,5 milhões (R$11 milhões na época). No rubro-negro, o ponta não repetiu o desempenho e balançou a rede apenas sete vezes em 81 jogos.
De julho de 2020 a maio de 2021, Berrío passou pelo Khor Fakkan, dos Emirados Árabes Unidos, porém não disputou nem uma partida sequer.