América busca primeira vitória sobre a Chapecoense na história
Equipes já se enfrentaram em oito oportunidades e disputaram título em 2020
Por Lucas Bretas
12/08/2021 16:30
O América busca, às 20h da próxima segunda-feira (16), amenizar um retrospecto bastante negativo. Na Arena Condá, em Chapecó, o Coelho mira sua primeira vitória sobre a Chapecoense em toda a história - desta vez, em partida válida pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Ao todo, as equipes já se enfrentaram em oito oportunidades. De 2013 até os dias atuais, houve quatro vitórias da Chape e quatro empates. Nestes duelos, o América marcou cinco gols, enquanto o Verdão do Oeste balançou as redes 11 vezes.
Últimos encontros
Na Série B do Campeonato Brasileiro de 2020, América e Chapecoense travaram uma verdadeira batalha pelo título. Tão equilibrada que contou com dois empates entre os times e decisão no último minuto da competição.
No primeiro turno, pela 11ª rodada, houve igualdade em 0 a 0 na Arena Condá. Ainda assim, o Coelho foi bastante superior, criou as melhores oportunidades e poderia ter saído de Santa Catarina com uma vitória.
Já na segunda metade da competição, em jogo válido pela 30ª rodada, um embate de 'tirar o fôlego' no Independência, em Belo Horizonte. Aylon abriu o placar para o Verdão do Oeste aos 40min do primeiro tempo, mas viu Felipe Azevedo igualar para o Coelho aos 14min da etapa complementar. Aos 30min, Bruno Silva voltou a colocar a equipe catarinense em vantagem, mas, aos 44min, Anderson empatou novamente para o time mineiro.
América x Chapecoense: veja todas as fotos do jogo no Independência
A partida ainda contou com grande erro de arbitragem. Já nos acréscimos, o atacante Léo Passos escorou a bola na área para Ademir. Livre, ele só teve o trabalho de empurrar para as redes. A jogada, no entanto, foi anulada por impedimento - erroneamente assinalado. O episódio gerou muita revolta do staff do América, que já reclamava de outros equívocos de arbitragem na Série B.
Por fim, as equipes disputaram o título da Segunda Divisão até a última rodada. O América ia se sagrando campeão até os últimos instantes do dia 29 de janeiro, quando, nos acréscimos de Chapecoense x Confiança, na Arena Condá, Anselmo Ramon cobrou pênalti de cavadinha, selou vitória por 3 a 1 e deu o título ao Verdão do Oeste pelo critério de saldo de gols.