Anderson Batatais, Leonardo Cupertino, Vagner Mancini e Diogo Giacomini, membros da comissão técnica do América (Foto: João Zebral/América)


O auxiliar-técnico Diogo Giacomini foi apresentado nesta quinta-feira (12) pelo América. O profissional de 42 anos chega ao Lanna Drumond para a vaga de Cauan de Almeida, que deixou o Coelho em julho para acertar com o Vasco e trabalhar com Lisca, seu ex-companheiro. Em entrevista, Diogo projetou: 'Faremos grande trabalho'.




Diogo Giacomini foi treinador do Coimbra entre 2017 e 2021 e teve o trabalho mais longevo do futebol mineiro nesse período. Ele foi demitido em março deste ano, após quatro partidas sem vitória no Campeonato Mineiro (o clube foi rebaixado no fim da competição).

Pelo clube, ele conquistou os títulos da Segunda Divisão e do Módulo II do Campeonato Mineiro, em 2018 e 2019, respectivamente. Giacomini dirigiu o Coimbra em 60 jogos, com 23 vitórias, 20 empates e 17 derrotas. 

O profissional revelou sua satisfação ao receber o convite do América. "Recebi com extrema alegria. Trabalhar no América, hoje, é um motivo de orgulho para mim, de satisfação. Esse clube tradicional. Sei que aqui é uma família e, nesses dois dias aqui, já percebi esse ambiente. Tenho certeza que o América vai crescer cada vez mais na sua organização. Encontrei, aqui, uma estrutura de primeira linha e tenho certeza que faremos um grande trabalho", disse.




Questionado sobre suas impressões dos últimos jogos do América, Giacomini foi enfático ao afirmar que vê a equipe em plena ascensão. "Eu vejo o América em plena ascensão no campeonato. Eu acho que os três últimos jogos, contra Grêmio, Atlético-GO e Fluminense, foram muito consistentes. A equipe está muito competitiva, muito sólida defensivamente e também com coragem, com alternativas para atacar e finalizar. Creio que o América está numa crescente muito boa e que nesse restante de primeiro turno - principalmente a virada agora - a equipe vai conseguir pontuar bem e subir na tabela de classificação", afirmou.

Giacomini participou de atividade com o grupo americano nesta quinta-feira (12) (Foto: João Zebral/América)


Método de trabalho e recado


Giacomini evidenciou sua formação acadêmica e falou sobre seu método de trabalho. O profissional buscará integrar os diferentes setores do clube em prol de uma melhor performance em campo.

"A expectativa é a melhor possível. É um ponto forte a minha formação acadêmica. Eu tenho mestrado em Treinamento Desportivo, então consigo conversar muito bem com as Ciências do Esporte. Costumo interagir com todas as áreas: fisiologia, análise de desempenho, nutrição... Todas as áreas de apoio à comissão técnica. Acredito que eu possa contribuir nesses processos internos do clube também para que o América seja cada vez mais forte", destacou.



"Eu vou agarrar essa oportunidade da melhor forma possível. A partir de agora, as cores do América, para mim, são as principais. Defenderei esse clube com todas as minhas forças. A torcida do América pode esperar dedicação, empenho, conhecimento, energia em prol do crescimento do América. Vou também fazer um link com as categorias de base para fazermos um América cada vez mais forte", completou.

Como auxiliar, Giacomini também integrou a comissão técnica fixa do Atlético entre 2015 e 2017. Ele dirigiu a equipe principal em três oportunidades: nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2015 e no jogo de volta da final da Copa do Brasil em 2016, contra o Grêmio.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, Diogo Giacomini é também Mestre em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2017, o profissional obteve a Licença A do curso de treinadores da CBF Academy e atualmente vem cursando a Licença PRO. Desde 2013, ele também é professor dos cursos das Licenças B e C da confederação.




Diogo Schuler Giacomini


Nascimento: 20/6/1979
Naturalidade: Santa Maria (RS)
Base: Internacional de Santa Maria-RS (auxiliar técnico Sub-20), América (técnico Sub-15 e técnico da escola internacional), Cruzeiro (técnico Sub-17, técnico da escola internacional e coordenador de captação), Atlético (técnico Sub-17 e Sub-20) e Palmeiras (técnico Sub-20).
Profissional: Internacional de Santa Maria-RS (auxiliar técnico e preparador físico), Olympic Club (auxiliar técnico), Atlético (auxiliar técnico e técnico interino) e Coimbra (técnico).