Chapecoense vem de oito derrotas consecutivas na Série A (Foto: Márcio Cunha/ACF)


Próxima rival do América na Série A do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense vem de oito derrotas na competição. O clube catarinense é o único que ainda não venceu no Brasileirão e vive situação agonizante na lanterna, com apenas quatro pontos em 15 jogos.




Na memória, um 'longínquo' 27 de junho: há um mês e meio, a Chapecoense conquistava seu último ponto, em partida válida pela 7ª rodada da Série A. Em jogo emocionante, com gol de Geuvânio nos acréscimos, o Verdão do Oeste arrancou um empate com o Athletico Paranaense na Arena da Baixada, em Curitiba.

De lá para cá, no entanto, a sequência da competição revelou um verdadeiro pesadelo para a Chape. Neste período, a equipe catarinense foi derrotada por Fortaleza (3 a 2), Bahia (2 a 0), Corinthians (1 a 0), Flamengo (2 a 1), Cuiabá (3 a 2), Juventude (1 a 0), Santos (1 a 0) e Grêmio (2 a 1).

Diante deste cenário desesperador, a diretoria do clube catarinense optou pela demissão do técnico Jair Ventura, em 2 de agosto. Ele deixou a equipe sem vencer, com quatro empates e dez derrotas - traduzidos em um aproveitamento de 9,5%.




Jair Ventura deixou a Chapecoense com aproveitamento muito ruim (Foto: Márcio Cunha/ACF)


Pior mandante


Outro dado impressionante sobre a campanha da Chapecoense dá ânimo ao América para conquistar um bom resultado em Santa Catarina. O Verdão do Oeste é o pior mandante da atual edição da Série A - com um empate e seis derrotas em seus domínios (4,7% de aproveitamento).

A Chapecoense também é, ao lado do Bahia, o time que mais sofreu gols em casa: 12, em sete jogos - contra apenas três marcados. O cenário contribui para que o time, agora comandado por Pintado, seja o lanterna do Brasileirão, com apenas quatro pontos em 15 jogos.

Mais de dois meses sem vitória


A última vez em que o torcedor da Chapecoense teve oportunidade de comemorar uma vitória ocorreu há mais de dois meses, em 2 de junho. Ainda pela terceira fase da Copa do Brasil, a equipe catarinense superou o ABC por 3 a 1 em jogo de ida, na Arena Condá.



Triunfo sobre o ABC na Copa do Brasil, em 2 de junho, foi o último da equipe na temporada (Foto: Márcio Cunha/ACF)


No entanto, após perder para o Palmeiras por 3 a 1 no dia 6 de junho, o Verdão do Oeste voltou a enfrentar o ABC e desperdiçou sua vantagem ao perder por 3 a 0 no Estádio Frasqueirão, em Natal. Com o resultado, a Chape foi eliminada da Copa do Brasil.

O que dizem os matemáticos?


De acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Chapecoense já tem impressionantes 94,4% de probabilidades de rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.

A UFMG também calcula que uma equipe que atingir 45 pontos terá apenas 1,6% de chances de descenso. Com apenas quatro pontos na tabela, a Chape precisaria, consequentemente, de outros 41 no restante do campeonato - algo como 13 vitórias e dois empates nas 23 rodadas a disputar.




Diante deste cenário, Chapecoense e América se enfrentam na próxima segunda-feira (16), às 20h, na Arena Condá, em Chapecó. A partida, válida pela 16ª rodada da Série A, representa uma oportunidade para que o Coelho deixe a zona de rebaixamento - podendo alcançar, até mesmo, a 13ª colocação.

Vale lembrar que, na temporada passada, as duas equipes mediram forças até o último minuto da Série B pelo título da competição. Com gol de Anselmo Ramon, de pênalti, aos 52min do segundo tempo, a Chapecoense bateu o Confiança por 3 a 1 na Arena Condá, em 29 de janeiro, e superou o América pelo critério de saldo de gols.