O América visita o Criciúma nesta quarta-feira (9), às 21h30, no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, pela terceira fase da Copa do Brasil. O Coelho, que não marca gols há cinco jogos e vem de três empates e duas derrotas, quer espantar a má fase com um avanço no torneio.
Para chegar a esta fase da competição, a equipe de Lisca eliminou dois nordestinos. Primeiro, bateu o Treze, da Paraíba, por 1 a 0 em Campina Grande. Depois, viveu noite dramática contra o Ferroviário, do Ceará, no Independência. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, superou o adversário por 5 a 4 nos pênaltis - com grande polêmica de arbitragem.
Por sua vez, o Criciúma eliminou dois paulistas para chegar à terceira fase. Na primeira fase, empatou em 0 a 0 com o Marília no interior de São Paulo e avançou. Na sequência, enfrentou a Ponte Preta em Florianópolis e, após empate em 1 a 1 no tempo normal, superou a Macaca por 5 a 4 nas penalidades.
No último fim de semana, o Tigre empatou em 0 a 0 com o São José-RS, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o técnico Paulo Baier poupou vários de seus titulares pensando no confronto contra o América.
Treino do América em Criciúma - 08/06
Grana em jogo
Nesta nova jornada, o clube mineiro quer seguir fazendo história. Pela participação nas três primeiras fases, o América já garantiu R$ 3,76 milhões em premiações. Se eliminar o Criciúma, arrecadará outros R$ 2,7 milhões nas oitavas de final.
Baixas e dúvidas
O Coelho não poderá contar com três atletas que já atuaram na Copa do Brasil em 2021: os laterais-esquerdos Marlon e Alan Ruschel, e o volante Juninho Valoura. Eles defenderam Sampaio Corrêa, Cruzeiro e Fortaleza, respectivamente, na atual edição do torneio.
No departamento médico do clube, três atletas seguem em recuperação de lesões: o meia-atacante Marcelo Toscano e os atacantes Luiz Fernando Léo Passos. Na última terça-feira (8), o goleiro Airton testou positivo para COVID-19 e também se tornou baixa.
Há apenas uma certeza no América: o técnico Lisca promoverá mudanças em relação à equipe que perdeu por 1 a 0 para o Corinthians no último domingo (6). Em entrevista coletiva após o jogo, o gaúcho garantiu que fará alterações no time.
João Paulo, recuperado após lesão muscular na panturrilha, voltará a ser acionado como titular na lateral esquerda. Na outra beirada do campo, há possibilidade que Diego Ferreira perca posição para Eduardo, elogiado por Lisca por suas características ofensivas.
Já no ataque, a tendência é que Felipe Azevedo, que vive queda de desempenho, seja sacado do time titular. Neste caso, Bruno Nazário deve ser acionado. O jovem meia Gustavo, que entrou bem na partida contra o Corinthians, também aparece como candidato para a vaga.
Criciúma
Gustavo; Claudinho, Marcel Scalese, Rodrigo e Hélder; Dudu Vieira, Arilson Goiano, Eduardo (PH) e Dudu Figueiredo; Pedrinho (PH) e Uilliam Barros.
Técnico: Paulo Baier
América
Matheus Cavichioli; Diego Ferreira (Eduardo), Eduardo Bauermann, Anderson e João Paulo; Zé Ricardo, Alê e Juninho; Bruno Nazário (Felipe Azevedo), Ademir e Rodolfo.
Técnico: Lisca
Motivo: Jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil
Data e horário: quarta-feira, 9 de junho de 2021, às 21h30
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
Transmissão: Globo, SporTV e Premiere.