Alencar da Silveira Júnior ao fim do jogo, abalado com a perda do título (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)



O presidente do América, Alencar da Silveira Júnior, enviou uma mensagem aos torcedores do clube após a perda do título mineiro para o Atlético, neste sábado, no Mineirão, com o empate por 0 a 0. Ele destacou que ‘tinha certeza’ do título estadual, mas não esperava omissão da arbitragem num lance que poderia mudar a história da final. Aos 47 do segundo tempo, o árbitro Felipe Fernandes de Lima deixou de dar um pênalti de Igor Rabello sobre o zagueiro americano Eduardo Bauermann. Um eventual gol àquela altura daria o título estadual ao Coelho, que precisava de uma vitória simples.




Na interpretação do árbitro da partida e do árbitro de vídeo, Emerson de Almeida Ferreira (CBF), o empurrão de Igor Rabello sobre Bauermann não caracterizou a penalidade. Felipe Fernandes de Lima nem sequer viu o lance na cabine do VAR.

O América já informou, por meio do comandante do seu departamento de futebol, Marcus Salum, que pedirá à Federação Mineira de Futebol o áudio da comunicação entre os dois árbitros no momento em que houve a decisão de não marcar o pênalti.

O ex-árbitro Paulo César de Oliveira, hoje comentarista de arbitragem da TV Globo, disse durante a transmissão da final que pênalti foi claro e que Felipe Fernandes de Lima errou. A postura de não analisar o vídeo do lance também foi criticada.




Na mensagem dirigida aos torcedores, Alencar destacou que tinha tanta convicção que chegou a cravar o título em vídeo gravado no decorrer da semana. Ele ainda valorizou o elenco do Coelho, minimizou o pênalti perdido pelo atacante Rodolfo no começo do segundo tempo e projetou grande campanha na Série A do Brasileiro.

Leia, a seguir, a mensagem do presidente americano:

“Pelo trabalho e pela dedicação de todos do grupo, eu tinha a certeza que iríamos ser campeões. Quando falei que podia ser cobrado na segunda-feira, nunca imaginei que iria lamentar a falta de decisão de um árbitro. Time nós temos. O trabalho nós fizemos.

Nunca acreditei que iríamos ter problema com o VAR na final.  Nunca imaginei que um juiz de campo não fosse querer ver um lance importante como aquele pênalti numa decisão e deixar outra pessoa decidir por ele. Fica a curiosidade minha e de toda a equipe sobre a conversa entre os árbitros naquela hora. Isso vou querer ouvir e já vamos pedir o áudio à Federação.




Meus jogadores e comissão técnica estão de parabéns. Agradeço a cada um, inclusive ao Rodolfo, que fez muito pelo América nesse campeonato e vai continuar fazendo no Brasileiro. Lembro que só erra pênalti quem bate.

O time sai de cabeça erguida. Nos dois jogos da final mostrou a grandeza que tem e mostrou, sobretudo, que temos um time que vai disputar a Série A em pé de igualdade com os principais clubes brasileiros.

Por esse desempenho, vou continuar motivando nosso time e nossa torcida. O América é e sempre será o maior nos nossos corações”.