O gol do Brasil foi marcado pela Ludmila (Foto: Thais Magalhães/CBF)


 
Com gols de suas artilheiras Mallory Swanson e Alex Morgan, os Estados Unidos venceram o Brasil por 2 a 1 nessa quarta-feira e conquistaram seu quarto título consecutivo no minitorneio de futebol feminino SheBelieves Cup. 



 
 

As atuais campeãs mundiais fecharam esta competição anual com um total de 9 pontos nas três rodadas, enquanto o Japão, que também derrotou o Canadá por 3 a 0 nesta quarta, terminou em segundo lugar com 3 pontos. 

O Brasil, que se sagrou campeão da Copa América no ano passado, terminou na terceira posição e o Canadá, atual campeão olímpico, em quarto, ambos também com 3 pontos, mas com saldo inferior. 

Os Estados Unidos sediam este minitorneio desde 2016 e venceram seis de suas oito edições. Nessa quarta-feira, apenas uma vitória brasileira poderia impedir um novo título das donas da casa, mas Alex Morgan colocou o triunfo americano nos trilhos ao abrir o placar no Toyota Stadium, em Frisco (Texas), antes do intervalo.




A atual atacante do San Diego Wave, campeão mundial por sua seleção em 2015 e 2019, pegou um rebote na entrada da área e disparou colocado de pé esquerdo para fazer 1 a 0 nos acréscimos do primeiro tempo (45+3). 

No início da segunda etapa Morgan teve mais uma grande oportunidade com um acrobático chute de calcanhar dentro da área. 

O Brasil tentou reativar seu ataque colocando em campo Marta, seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, aos 58 minutos. A veterana atacante, que ainda está ganhando ritmo após sua grave lesão nos ligamentos, não conseguiu causar impacto no jogo e foram os Estados Unidos que fecharam o placar em 2 a 0 com o gol de Mallory Swanson. 

A artilheira do Chicago Red Stars, em grande fase, aproveitou uma recuperação de bola no campo do Brasil e uma assistência de Rose Lavelle para superar a goleira brasileira.




Swanson, que balançou as redes nas últimas seis partidas, se tornou a primeira jogadora a marcar nos três jogos da mesma edição da SheBelieves Cup e conquistou o prêmio de melhor jogadora (MVP) do torneio. 

O Brasil só conseguiu diminuir aos 90 minutos com um cruzamento preciso da direita de Bruninha que Ludmila cabeceou para a rede. 

Com esta vitória contundente, os Estados Unidos se consolidam como um dos favoritos ao título da próxima Copa do Mundo que será disputada na Nova Zelândia e na Austrália (de 20 de julho a 20 de agosto).

Japão renasce contra o Canadá

 
No outro jogo da última rodada, o Japão bateu o Canadá por 3 a 0 e encerrou uma sequência negativa de quatro derrotas consecutivas. 




As japonesas, que já haviam perdido para Estados Unidos e Brasil, venceram em grande estilo com gols de Kiko Seike, Yui Hasegawa e Jun Endo. 

O Canadá fechou de forma decepcionante um torneio disputado em meio a um conflito acalorado com sua federação, de quem exige igualdade salarial em relação à seleção masculina e um maior financiamento.

Resultados da SheBelieves Cup 2023


Quinta-feira 16 de fevereiro (Explora Stadium de Orlando)

 

  • Brasil - Japão 1-0
  • Estados Unidos - Canadá 2-0

 

Domingo 19 de fevereiro (Geodis Park de Nashville)


  • Estados Unidos - Japão 1-0
  • Canadá - Brasil 2-0

Quarta-feira 22 de fevereiro (Toyota Stadium de Frisco)


  • Canadá - Japão 0-3
  • Estados Unidos - Brasil 2-1