Na primeira fase, o Cruzeiro venceu o Atlético por 3 a 0 (Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro)


O Cruzeiro recebe o Atlético neste sábado (19/11), às 11h, no Mineirão, pela final do Campeonato Mineiro Feminino. A disputa que define a equipe campeã será em jogo único. Por ter feito a melhor campanha da primeira fase, as Cabulosas têm o mando de campo e contarão com a maioria da torcida a seu favor. 




Campanhas até a final


O Cruzeiro liderou a primeira fase e somou 13 pontos. Foram quatro vitórias e um empate. O Atlético fez 12 pontos. No total, foram quatro vitórias e uma derrota. O revés atleticano foi justamente para a Raposa, por 3 a 0.

Na semifinal, o Cruzeiro venceu o Uberlândia por 3 a 0 no jogo de ida. Na volta, aplicou uma goleada por 4 a 1 e carimbou o passaporte à final. 

O Atlético encarou o América na semi. O duelo de ida terminou 1 a 0 para as Spartanas. No confronto de volta, as Vingadoras conseguiram reverter o placar e venceram por 4 a 1.




Preparação e mentalidade


As cruzeirenses estiveram em todas as finais do Estadual desde 2019, quando sagraram-se campeãs. Nos anos seguintes, 2020 e 2021, foram desbancadas pelas atleticanas, que estão em busca do tricampeonato. 

A atacante e vice-artilheira do Cruzeiro, Vanessinha, está no elenco celeste desde 2019. A jogadora comentou sobre os preparativos para a grande final e sobre as diferenças entre os grupos dos anos anteriores.

"Nós outros anos jogamos bem, mas não conseguimos sair com a vitória. O elenco do ano está mais unido, está diferente. Temos nomes com experiência. Estamos treinando bastante para saber que poderíamos chegar e queremos acertar o que o Felipe passa nos treinos", disse Vanessinha. 




Presença da torcida


A expectativa de público para a finalíssima é de quase 10 mil torcedores. O Cruzeiro terá 90% dos ingressos para a sua torcida, enquanto o Atlético ficou com 10%

Vanessinha também falou sobre o sentimento de jogar no Gigante da Pampulha com o apoio da nação azul.

"É gratificante jogar com a torcida. Que todos venham lotar o Mineirão para prestigiar o futebol feminino, independente do time que torce, que venham nos apoiar", finalizou a jogadora.

Os ingressos ainda podem ser adquiridos no site cruzeiro.eleventickets.com 

CRUZEIRO X ATLÉTICO 


Cruzeiro

Taty Amaro, Isa Fernandes (Janaína), Gabi Arcanjo, Ambrózio; Carol (Rafa Andrade), Mari Pires, Robinha; Karen (Tipa), Vanessinha, Marília e Mariana Santos. Técnico: Felipe Freitas

Atlético 

Nicole, Áila, Karol Bermúdez, Cotrim; Katielle, Dayana, Luciana Gómez (L. Rodrigues), Rafaela; Soraya, Jayanne e Cuesta. Técnica: Lindsay Camila

Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: Domingo (19/11), às 11h
Motivo: Final do Campeonato Mineiro Feminino
Árbitra: Francielly Fernanda Lima de Castro
Auxiliares: Helen Aparecida Gonçalves Silva Araujo, Érica Mara da Silva Lopes e Jessica Lorrany da Silva
Transmissão: Cruzeiro Esporte Clube, Eleven Sports e GaloTV