Felipe Freitas, técnico do Cruzeiro, revelou estratégias para o confronto que decide a equipe campeã do Mineiro Feminino (Foto: Izabela Baeta - EM/Press)


O técnico do Cruzeiro Feminino, Felipe Freitas, revelou as estratégias da equipe e as expectativas para a final do Campeonato Mineiro Feminino. O duelo contra o Atlético será neste sábado (19/11), às 11h, no Mineirão.



O treinador também falou sobre as mudanças no futebol feminino depois do clube ter se tornado SAF e definiu metas para a próxima temporada.

A equipe celeste tem a melhor campanha do Estadual. No total, com um aproveitamento de 90%, são seis vitórias e um empate. As Cabulosas balançaram as redes 26 vezes. Esse número mostra a efetividade do ataque celeste durante o torneio.

Em coletiva de imprensa, Felipe disse que não abrirá mão dessa ofensividade para o confronto

"As estratégias são claras. Temos tentado ser um time ofensivo. Isso é a cara do Cruzeiro. É um time que busca jogar com a bola e criar ações. Ao longo do Campeonato Mineiro, abdiquei de ter zagueiras para ter um time mais ofensivo. A ideia é propor um jogo coletivo para evidenciar e potencializar atletas", disse o treinador.

O Cruzeiro já derrotou o Atlético nesta edição do Estadual. Ainda na primeira fase da competição, a equipe celeste venceu as alvinegras por 3 a 0. 




Em relação à qualidade das adversárias, Felipe elogiou o trabalho da técnica do Atlético, Lindsay Camila, e falou sobre a necessidade do trabalho mental para o duelo.

"A Lindsay estuda nosso time. Vamos neutralizar as maiores qualidades do Atlético, assim como fizemos no primeiro jogo e conseguimos com eficiência. Temos uma mentalidade forte e a união do grupo para isso", finalizou.

Evolução no trabalho


O time do Cruzeiro passou por diversas reformulações. Com todas as polêmicas envolvendo dirigentes no ano de 2019, a equipe feminina passou por incertezas. No entanto, com a chegada da SAF, em 2022, o cenário se transformou positivamente.




"Nós iniciamos a temporada incrédulos em vários processos. A mudança para a SAF, mudança de treinador. Isso gera dúvidas e o processo foi difícil, mas nós acreditamos", relatou Felipe.

No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro conseguiu permanecer na Série A1. A equipe terminou a competição em 12° lugar. A preparação ds atletas e do técnico também imapctou nos resultados dentro de campo.

"Evoluí muito o meu trabalho como treinador em função das atletas. Nos dois primeiros jogos o objetivo era não tomar gol. Nós conseguimos isso. Mas a gente precisava de mais confiança. Era importante chegar acreditando nos jogos e perceber o tamanho do Cruzeiro. Crescemos muito ao longo do campeonato", contou

Metas para a próxima temporada


Com o investimento da SAF e o processo de integralização das atletas na Toca da Raposa, as metas para o ano seguinte são positivas, segundo o treinador. 

"Temos um caminho longo a percorrer, mas sólido. Para o ano que vem temos metas claras: queremos nos classificar entre os oito e ter acesso à Libertadores. E também continuar chegando na final do Campeonato Mineiro", finalizou Felipe.