(Foto: Freepik)


 
Quando pensamos em ano de Copa do mundo a nostalgia toma conta: a família reunida para assistir às partidas, o tradicional churrasco brasileiro, as ruas decoradas, as buzinas celebrando, a tensão na hora dos pênaltis, produtos promocionais com as cores da bandeira… e claro, os álbuns de figurinha que sempre seduziram tanto os mais novos quanto os adultos. 




Neste ano, com a Copa do Mundo de 2022, o interesse pelo álbum está firme como sempre, embora a cultura por trás do passatempo esteja se transformando. Ainda podemos encontrar pontos famosos para a troca de figurinhas em grandes cidades, e crianças ainda levam seu monte de figurinhas repetidas para disputar na escola, mas as tecnologias e tendências digitais já começam a transformar a relação dos colecionadores, público geral, interessados e amantes do futebol com o álbum. 

Para muitos, por exemplo, o prazer está em acompanhar o processo de ver alguém completando o álbum e não necessariamente em possuí-lo, como demonstrou o YouTuber Felipe Neto, dono do segundo maior canal dentro da plataforma no Brasil, que realizou um evento ao vivo comprando mais de R$ 1,8 mil reais em pacotinhos selados e abrindo para o público - completando seu álbum ao vivo e arrecadando dinheiro para a caridade. O evento contou com mais de 44 milhões de visualizações. 

Especialistas de empresas digitais já notaram que a relação do público com o consumo de conteúdo de esportes tem se transformado com a chegada da internet, a ExpressVPN exemplifica as tendências brasileiras no streaming de esportes, e agora em 2022, o álbum digital da Copa do Mundo promete trazer ainda mais um aspecto da celebração da Copa do mundo físico ao mundo digital. Confira. 




Versão digital do álbum da Copa do Mundo já disponível


A proposta de um álbum virtual da Copa do Mundo como alternativa à versão física não é exatamente uma novidade, e já estava disponível oficialmente pela editora Panini em Copas anteriores, no entanto, a diferença é a atenção e desejo permeando o produto em 2022. Com a alta dos preços, incluindo do próprio álbum que chega a custar R$ 44 pela versão de capa dura, e maior familiaridade com tecnologias como o smartphone a aposta no sucesso da versão digital do álbum já está se mostrando certeira - mais de 2 milhões de usuários já realizaram download e cadastro na versão digital do produto. 

Disponível em computadores e laptops, e também na loja Google Play para smartphones com Android, o álbum digital conta com o mesmo sistema de figurinhas, cromos raros, e parceria com empresas como a Coca-Cola. Ainda não há lançamento oficial para a plataforma iOS dos aparelhos da linha iPhone e iPad, potencialmente graças aos problemas relacionados ao valor cobrado pelas micro-transações realizadas dentro do app.

Alternativas para quem prefere o clássico


Se você ainda não adotou por completo o mundo digital, e prefere a sensação de segurar o álbum em mãos, colar cada figurinha individualmente e guardar para a posterioridade, saiba que a tecnologia ainda pode ser uma aliada interessante na jornada para completar o álbum. Alguns aplicativos de organização permitem registrar as figurinhas que já possui e a quantidade, além de destacar as faltantes, assim, é muito mais fácil conferir o percentual de conclusão do álbum e encontrar pessoas para realizar as trocas e obter as figurinhas faltantes.




Para usuários de iPhone o Sticker Collector está disponível na App Store para realizar essa função, enquanto usuários do Android podem utilizar o Figurinhas Copa Qatar 2022. Outra dica interessante é verificar a disponibilidade do serviço iFood Express em sua cidade, que em parceria com a Panini, passa a entregar figurinhas diretamente na casa do consumidor - com promessa de prazos abaixo dos 20 minutos em algumas localidades.

A tecnologia pode servir como aliada para manter vivas as tradições clássicas que conhecemos desde a infância - e em um mundo cada vez mais otimizado e conectado, os aplicativos prometem transformar desde nossos álbuns de figurinhas até o streaming de esportes ao vivo. Agora basta escolher qual versão do álbum completar e se preparar para torcer durante a Copa do Mundo de 2022.