Um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, o beisebol ganhou e vem ganhando adeptos em todos os cantos do mundo. Há até indícios de que essa modalidade esportiva teve início durante a Idade Média pela Europa, onde, anos depois, foi levada por europeus para as colônias americanas, lá pelo século 16.
Como antigamente não havia a sofisticação que temos hoje, as partidas eram disputadas com tacos e bolas improvisadas. Nas colônias inglesas, o esporte da vez era o críquete, e, alguns anos depois surgiu um jogo inglês chamado rounders que, para muitos, é o que se assemelha ao beisebol que conhecemos hoje.
No Brasil, o beisebol não é um dos esportes mais populares ou procurados por pessoas que querem aprender algum esporte. Temos que admitir que, na terra do futebol, é difícil competir em popularidade e gosto com o esporte vindo da Inglaterra e que é preferência nacional desde sempre.
Por ter suas regras simples, o futebol acaba se opondo ao beisebol que, por ser um jogo cheio de detalhes, pode assustar mais do que atrair. No entanto, toda essa teoria cai por terra quando começamos a entender o que está por trás do esporte e passamos a olhá-lo com outros olhos, sem julgamentos ou comparações.
Muitas casas de apostas esportivas oferecem aos seus apostadores as partidas de beisebol mais importantes. Os fãs do esporte têm interesse grande em apostar e se divertir, sabendo que pode ser vantajoso principalmente pelo fato de a grande maioria dos apostadores correrem para esportes como futebol e vôlei, por exemplo.
Muitas disputas são realizadas anualmente, e em sites como hellotickets os ingressos podem ser facilmente adquiridos on-line.
Vamos entender a seguir como funcionam as regras do beisebol.
História
Existem algumas divergências quanto ao local e época de surgimento do esporte no mundo. Alguns afirmam que é de origem inglesa e já era praticado no século 18. Outros acham que é oriundo de Nova York e data de 1840.
Antigamente, na Inglaterra, havia um jogo semelhante chamado rounders (esporte com bola e taco) e que depois foi se aprimorando e levou ao que temos hoje conhecido como beisebol. Tal modalidade se tornou popular nos Estados Unidos e América Central quando os ingleses começaram a chegar aos países colonizados e traziam o esporte e seus conhecimentos.
Anos mais tarde, no início do século 20, observou-se a prática esportiva em São Paulo em 1936, onde se realizou o primeiro campeonato de beisebol do Brasil. Toda a experiência do esporte foi também trazida por ingleses e americanos que vinham residir e trabalhar no país.
Uma outra curiosidade histórica é que o beisebol é conhecido como esporte dos japoneses, pelo fato de tais povos orientais terem chegado ao Brasil a partir da imigração ocorrida no século 20. E é fato que muitos jogadores japoneses e descendentes dos mesmos praticam o esporte como jogadores profissionais no país.
Agora, se você quiser saber qual a equipe que mais conquistou títulos olímpicos com o beisebol, a resposta é Cuba! Vencedora dos jogos de Barcelona, Atlanta e Atenas (1992, 1996 e 2004, respectivamente), a seleção cubana está à frente até mesmo dos americanos, com apenas um título (o de 2000, em Sidney).
A principal competição esportiva envolvendo o beisebol é a Major League Baseball (MLB), que ocorre nos Estados Unidos e Canadá, com equipes de ambos os países participando. No total, são 2 equipes do Canadá e 26 dos EUA. Essa competição acontece desde 1903, e a final tem o nome de World Series (perceba a importância dada ao campeonato). Uma das equipes que mais se sagrou campeã nessas disputas foi o Boston Red Sox (a primeira equipe a conquistar o campeonato, em 1916).
O Beisebol e suas regras
Muitos podem achar as regras do beisebol um tanto quanto confusas. A princípio, o que deve ser levado em conta é que é um jogo de bastante agilidade, onde os jogadores estão em constante movimentação pelo campo.
Lançamentos e rebatidas de bola e a base do ataque e defesa são as principais características da modalidade.
E como se dá a proteção e ocupação das bases de cada equipe? Bem, uma jogada se inicia quando a bola é arremessada pela defesa, e o rebatedor da equipe oponente usa o taco de madeira para tentar acertá-la.
Quando a bola é rebatida, as bases ficam desprotegidas, e por conta disso, alguém da equipe adversária precisa pisar na base com a bola em mãos, contanto que essa base esteja vazia e não ocupada por alguém da equipe de ataque.
E qual seria o objetivo do jogo? Marcar mais pontos que a equipe adversária, ou seja, o jogador que rebater a bola precisa percorrer as 4 bases sem ser desclassificado. Funciona mais ou menos assim.
Uma equipe de beisebol é composta por 9 jogadores em campo, divididos entre lançador e rebatedores, além dos jogadores de defesa. Há 9 entradas (chamadas de innings) em um jogo e cada time tem a chance de enviar seu ataque para campo uma vez. E uma partida de beisebol pode durar mais de uma hora, até mesmo três horas. Ou seja, o jogo só termina quando as 9 entradas se encerram.
O campo de beisebol tem o formato de um losango (ou diamante) e possui um raio de aproximadamente 109 metros de comprimento.
Vamos citar aqui algo relacionado ao vocabulário e nomes dos jogadores e suas posições no beisebol, para que fique ainda mais claro para você entender sobre as funções de cada um:
- pitcher: é o arremessador, o que lança a bola;
- catcher: é o jogador responsável por orientar o arremessador;
- batedor: é o jogador responsável por bater ou acertar a bola jogada pelo arremessador.
Logo após a bola ser rebatida, o batedor corre por todas as bases, completando, dessa maneira, uma volta e marcando um run.
Agora que você aprendeu um pouco sobre as regras, fica muito mais fácil de se entender.