Ídolo do Cruzeiro, o ex-meia-armador Alex diz ter tido conversa com Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético, para jogar na equipe alvinegra em 2012, quando deixou o Fenerbahçe, da Turquia, e retornou ao futebol brasileiro. Em entrevista na última quinta-feira (27/10) para o 'CastFC', o 'Talento Azul', como é conhecido pela torcida celeste, elogiou a forma como o ex-dirigente tentou convencê-lo a jogar no Galo.
Melhores momentos de Alex no Cruzeiro
"Conversei com o Kalil, que era presidente do Atlético. Ele me contou a história, o que queria fazer, que estava atrás do Ronaldinho, que iria montar um time para ter conquistas grandes. Espetacular a conversa. Ele me deu uma aula de Atlético. Uma aula de jogadores que tinham tido história no Cruzeiro e depois jogaram no Atlético, ou o contrário", contou Alex.
"Eu dizia para ele que não queria abrir mão da minha história com o Cruzeiro, que tinha sido muito legal, para depois jogar no Atlético. Depois, tudo aquilo que ele me falou, acabou acontecendo. O Atlético é campeão da América, campeão da Copa do Brasil, o Ronaldinho acaba indo. Então, realmente, a história foi linda", finalizou.
Apesar da tentativa de Kalil, Alex acertou com o Coritiba em 17 de outubro de 2012. Naquele momento, em grande fase, o Atlético era o segundo colocado na tabela do Campeonato Brasileiro, com 60 pontos, atrás do líder Fluminense, com 69. No fim da competição, o Tricolor Carioca se sagrou campeão brasileiro.
Outras propostas
Após deixar o Fenerbahçe, da Turquia, Alex recebeu propostas de diversos clubes, tanto do exterior quanto do Brasil. Entre aqueles que tentaram a contratação do ex-meia estavam Coritiba, clube em que foi revelado; Palmeiras, em que foi campeão da Copa Libertadores de 1999; e Cruzeiro, em que venceu a Tríplice Coroa, em 2003.
"Apareceu proposta para jogar nos Estados Unidos, proposta para jogar no mundo Árabe e propostas de times do Brasil. Por exemplo, eu tinha deixado a porta aberta no Palmeiras, e quem comandava lá, na época, era o César Sampaio, que tinha sido meu capitão no Palmeiras. Eu tinha uma relação próxima", revelou Alex.
"A rapaziada do Cruzeiro era o mesmo pessoal que eu tinha jogado anos antes. O Coritiba era minha casa. Todo mundo me conhecia, e eu conhecia como estava o clube naquele momento. Nisso, o Luxemburgo estava no Grêmio e tentou me convencer a jogar mais um período com ele", revelou.
Flamengo
Mesmo que tenha acertado seu retorno ao Coxa-Branca, o projeto que mais encantou Alex foi o do Flamengo. Ex-dirigente do Rubro-Negro Carioca na época, Eduardo Bandeira de Melo apresentou um plano de reestruturação do clube que chamou a atenção do ex-meia.
"Foi uma conversa muito boa. Na época, o Bandeira de Melo explicou o que queria fazer com o Flamengo. Achei lindo aquilo, espetacular. Ainda brinquei com ele: 'Não sou eu. Vocês precisam de um jogador mais novo, porque, a hora que chegar o momento de aproveitar, eu não vou estar mais jogando. Tem que ser um cara mais novo para desfrutar um pouco'. Esse cara não sou eu", contou o ex-meia.
Marcante por onde passou, Alex jogou por Coritiba, Palmeiras, Parma-ITA, Flamengo, Cruzeiro e Fenerbahçe-TUR. Além disso, o craque vestiu a camisa da Seleção Brasileira em diversos momentos, tendo conquistado duas Copas América, de 1999 e 2004. Atualmente, trabalha como técnico do São Paulo sub-20.
Saiba mais
- Cruzeiro x CSA: detalhes da venda de ingressos para o jogo da taça
- Machado, do Cruzeiro, será julgado no STJD e pode ser desfalque contra CSA
- Melhores momentos de Alex no Cruzeiro
- São Paulo tem sete desfalques importantes para enfrentar o Atlético
- Pedrinho inicia transição no Atlético e deve ser reforço no fim da Série A