Bertozzi discordou do retorno de Cuca ao Atlético e fez ressalvas para a próxima temporada (Foto: Reprodução/Tomando Uma Com)


O comentarista Leonardo Bertozzi, da ESPN, fez ressalvas quanto à possível permanência de Cuca no Atlético em 2023. Em participação no podcast Tomando Uma Com, o jornalista mineiro avaliou o trabalho do técnico e opinou qual deveria ser o profissional escolhido para a próxima temporada.



Dugout

 
Cuca voltou ao clube alvinegro em 23 de julho deste ano, após a demissão do argentino Turco Mohamed. Desde então foram 17 jogos, cinco vitórias, seis empates e seis derrotas. 
 
Sob o comando do treinador, o Atlético foi eliminado nas quartas de final da Copa Libertadores para o Palmeiras e está na sétima posição do Campeonato Brasileiro.

Para Bertozzi, esse retorno não foi positivo. Ele criticou a decisão da diretoria ao escolher o substituto de Turco, mas acredita que a demissão tenha sido acertada.



 
"Deu errado. Eu, particularmente, acho que deveria ser repensada a permanência dele para o ano que vem. O que passa na cabeça dos caras (dirigentes)? Ele veio uma vez, foi campeão da Libertadores, voltou e foi campeão do Brasileiro e da Copa do Brasil. Vai voltar de novo, e vamos ganhar, ainda estamos na Libertadores, vamos jogar essa cartada", afirmou.
 
"Eu não vou cornetar a saída do Turco por um simples motivo. Passamos muito tempo na TV discutindo a questão do resultadísmo, de olhar para o jogo e não só para o resultado. O trabalho estava desmoronando a olhos vistos. A atuação no jogo de volta contra o Flamengo, por exemplo. (...) Dava a pinta de que não iria melhorar por si só e precisava de mudança. Eu não condeno tanta a troca. A coisa estava desandando em um nível absurdo", completou Bertozzi.
 
Após levantar as taças do Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil, Cuca decidiu deixar o Atlético no fim do ano passado, alegando motivos pessoais. Para o comentarista, os próprios jogadores podem ter estranhado a volta do treinador. 



 
"Mas não existe salvador da pátria no futebol. Você vai confiar no mesmo cara que te deu as costas no começo do ano, tendo contrato? Que acabou de ser campeão e do nada falou que não queria mais? Como o jogador pensa nisso? Como ele fica? 'Legal, ele largou a gente e agora quer voltar'. Eu não acho legal", avaliou.
 

O técnico do Atlético em 2023

 
Ainda não há uma definição se Cuca realmente será o técnico do Atlético em 2023. Em entrevista recente, o comandante afirmou que já planeja a próxima temporada, mas evitou cravar a permanência.
 
Ao ser perguntado qual seria o treinador ideal para o clube, Bertozzi citou dois nomes argentinos: Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, e Fernando Gago, do Racing. 




"Eu não gosto de falar porque fica parecendo que estou zicando técnico dos outros, mas por exemplo, o técnico do Fortaleza, o Vojvoda, eu acho 'do caramba'. Fiz uma entrevista com ele, uma das melhores que já fiz. A profundidade, conhecimento, entendimento de futebol, rapidez em que pescou algumas coisas do futebol brasileiro e incorporou", disse Bertozzi.
 
O jornalista ponderou que o clube alvinegro pode ser criativo no mercado e buscar novas alternativas, mas elegeu Gago como o profissional ideal para o Atlético na próxima temporada.
 
"Mas como eu não vou falar para tirar o técnico do outro time, vou falar um cara como ele. Você pode descobrir um cara como ele, assim como o Fortaleza fez. Pode olhar um pouco para fora e tentar entender. Para não ficar em cima do muro, o Gago, do Racing", opinou.
 
Sob o comando de Cuca, o Atlético voltará a campo nesta terça-feira (1/11), às 21h30, em confronto direto com o São Paulo, pela 35ª rodada da Série A. Em sétimo lugar, o Galo tem 51 pontos, contra 50 do Tricolor Paulista, oitavo colocado.