Pedro deseja que o álbum seja mais acessível para a população cega (Foto: Reprodução / Redes sociais)


O garoto Pedro Maron, de 12 anos, compartilhou nas redes sociais uma série de vídeos sobre a sua coleção de figurinhas do álbum da Copa do Catar. Portador de deficiência visual, foi necessário tornar o álbum acessível para que pudesse colecionar. A adaptação permite que ele faça a leitura tátil, em braille. Com a ajuda dos pais e de uma máquina de escrever braille, as folhas foram ajustadas e encadernadas.





Nas redes sociais, Pedro contou como foi feito. Ele mostrou que consegue saber exatamente qual o país e onde estão os números para colar as figurinhas, através do braille. Para saber o nome dos jogadores, o garoto ainda precisa de ajuda.


Para que o álbum se torne mais acessível, Pedro chegou a fazer um pedido para a Panini, empresa responsável pela produção dos álbuns. 

"Com as figurinhas dos países numeradas de 1 a 20, consigo localizar onde colar cada uma. Mas preciso de ajuda para saber o nome de cada jogador...



@torcidapanini , que tal um álbum mais inclusivo, hein? Afinal, só no Brasil são mais de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com baixa visão." disse em publicação no Instagram.

Em 2018, Pedro já havia colecionado o álbum de figurinhas da Copa da Rússia. Com a ajuda da mãe, as folhas foram adaptadas da mesma forma.