Os campeões de 1937: Floriano Peixoto (técnico), Kafunga, Florindo, Zezé Procópio, Lola, Bala, Alcindo, Quim, Clóvis. Agachados: Paulista, Alfredo, Guará, Nicola, Rezende e Elair (Foto: Centro Atleticano de Memória)

“Nós somos campeões dos campeões”. O Atlético conquistava sua primeira taça nacional há 83 anos. Tal  título foi eternizado nos versos do hino do clube. Já em 2020, a conquista segue viva na memória dos torcedores, que viralizaram a capa do jornal Estado de Minas nesta quinta-feira. 



 
A reportagem do jornal Estado de Minas do dia 4 de fevereiro de 1937 retratou o momento vivido pelo clube mineiro. A manchete enalteceu a conquista alvinegra para o estado. “O Clube Atlético Mineiro conquistou para Minas Gerais o título de campeão brasileiro”, afirma a matéria.
 
O torneio Campeão dos Campeões foi a primeira competição interestadual profissional realizada no Brasil. Ele reunia os vencedores dos campeonatos de Minas Gerais (Atlético), São Paulo (Portuguesa), Distrito Federal (Fluminense) e Espírito Santo (Rio Branco). 
 
O Superesportes relembrou a história do torneio nacional que virou trecho do hino atleticano. Veja a seguir: 
 
O torneio Campeão dos Campeões de 1936 foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol, precursora da Confederação Brasileira de Futebol e disputado no começo do ano seguinte. 



 
Com participação de quatro equipes, o sistema de disputa era dividido em jogos de turno e returno. O time que tivesse a maior pontuação levaria a taça. 
 
O Atlético fez uma estreia decepcionante, sendo goleado pelo Fluminense por 6 a 0, no estádio das Laranjeiras. Os alvinegros ainda empataram por 1 a 1 com o Rio Branco, em Vitória, antes de garantir uma boa sequência.
 

Manchete do jornal Estado de Minas sobre a conquista atleticana (Foto: Arquivo/EM/D.A Press)

 
 
Nas três rodadas seguintes, o Atlético superou os adversários no estádio Antônio Carlos, em Lourdes: 5 a 0 na Portuguesa, 4 a 1 no Fluminense e 5 a 1 no Rio Branco. Com o triunfo sob o time capixaba, o Galo assegurou antecipadamente o título.



 
A campanha vitoriosa terminou com triunfo por 3 a 2 sobre a Portuguesa, no Estádio Canindé, em São Paulo, no dia 14 de fevereiro de 1937.
 
O time da conquista contava com Kafunga, Florindo, Zezé Procópio, Lola, Bala, Alcindo, Quim, Clóvis. Agachados: Paulista, Alfredo, Guará, Nicola, Rezende e Elair, sob o comando de Floriano Peixoto. O artilheiro do Atlético e da competição foi Paulista, com oito gols. 

Veja a campanha alvinegra: 

13/1/1937 - Fluminense 6 x 0 Atlético
17/1/1937 - Rio Branco 1 x 1 Atlético
24/1/1937 - Atlético 5 x 0 Portuguesa
31/1/1937 - Atlético 4 x 1 Fluminense
3/2/1937 - Atlético 5 x 1 Rio Branco
14/2/1937 - Portuguesa 2 x 3 Atlético