Revelado pelo Atlético, o zagueiro Werley acredita que a saída do clube, em 2012, tenha sido positiva para ambos os lados. Em participação no quadro Por Onde Anda?, do Superesportes, o defensor de 34 anos revelou bastidores da negociação com o Grêmio.
Na época, o Atlético desembolsou 3 milhões de euros (cerca de R$ 7,6 milhões à época) pela compra do goleiro Victor, e ainda repassou ao Grêmio 50% dos direitos econômicos de Werley.
Fotos de Werley no Atlético
Para o defensor, a transferência foi muito positiva. Segundo ele, parte da torcida fazia críticas mais 'pesadas' pelo fato de ter passado nas categorias de base do clube.
"Foi a melhor coisa que aconteceu, te falo com propriedade, porque eu precisava sair do Atlético. O jogador que é formado, gosto de falar do Atlético, sempre teve um peso muito grande. A crítica é totalmente diferente com quem vem de fora. Eu vivi isso, Marcos Rocha, Leandro Almeida, Renan Ribeiro", opinou.
Werley teve as primeiras oportunidades no Atlético em 2009, ano em que o time brigou por uma vaga na Copa Libertadores. No entanto, nas duas temporadas seguintes, a luta foi contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
"Aquela época, depois de 2009, foram dois anos bem difíceis. Quando apareceu a oportunidade do Grêmio eu precisava sair. Para mim foi muito bom, tanto profissionalmente quanto na vida pessoal. Foi muito bom", relembrou.
O primeiro ano pelo Grêmio foi de sucesso. O zagueiro, que marcou nove gols em 49 jogos, foi titular absoluto do Tricolor Gaúcho. Ele relembrou as críticas no Atlético e comemorou a saída do clube.
"São coisas do futebol. O pessoal falava no Atlético que eu não cabeceava bem, no primeiro ano pelo Grêmio fiz sete gols de cabeça. O cara que é formado na base, o peso é totalmente diferente. Foi muito bom tudo que vivi lá. Meu primeiro filho nasceu em Porto Alegre. (...) Foi uma negociação bem tranquila e boa para todo mundo", afirmou.
Por Onde Anda Werley?
Werley chegou para as categorias de base do Atlético em 2002. Em 2008, foi emprestado ao Boavista-RJ e retornou ao clube mineiro em 2009, quando fez a primeira partida pelo time principal.
Ao todo, o defensor disputou 125 jogos e marcou dois gols pelo Galo, além de conquistar duas vezes o Campeonato Mineiro (2010 e 2012). Ele deixou o clube em 2012 para defender o Grêmio.
O zagueiro está sem clube desde que deixou o CSA ao fim da temporada passada. Antes, Werley ainda passou por Santos, Figueirense, Coritiba, Vasco e Atlético-GO.
O Por Onde Anda? é um quadro quinzenal publicado no Superesportes e no YouTube do Portal UAI. Nele, são entrevistados ex-jogadores e ex-técnicos de América, Atlético e Cruzeiro que estão aposentados, sem clube ou em mercados alternativos do mundo da bola.
Na entrevista desta semana, Werley também falou sobre a derrota por 6 a 1 para o Cruzeiro, comentou sobre a relação com Nathan, zagueiro do Atlético, relembrou uma polêmica com Tardelli, promessa de Alexandre Kalil, entre outros pontos importantes da passagem pelo Galo. Assista à conversa, na íntegra, no vídeo abaixo:
Saiba mais
- Ex-Atlético, Werley aproveita descanso e revela se volta ao futebol
- Cruzeiro 6 x 1 Atlético: Werley lamenta teorias e aponta 'erro' do Galo
- Werley lembra atrito com Tardelli no Atlético: 'Acontecia mais do que hoje'
- Nathan na Europa? Irmão do zagueiro do Atlético vê perfil: 'Seria bacana'
- Werley exalta Kalil no Atlético e revela promessa do ex-presidente em 2008
- Fotos de Werley no Atlético