A modalidade será dividida em duas vertentes: street e park. Na primeira delas, os competidores realizam manobras e percursos na rua. Na segunda, competem em ambientes mais propícios com rampas construídas e superfícies cavadas no chão.
No street skate, os atletas terão limite de tempo definido, mas poderão escolher seus trajetos através de corrimãos, escadas, bancos, paredes, pistas e meios-fios. No park skate, nas tradicionais pistas mais conhecidas para a prática de esporte, os competidores também terão trajeto livre com limite de tempo pré-estabelecido.
De modo geral, um atleta participará de cada vez, e todos os skatistas terão três oportunidades cronometradas para registrarem sua melhor pontuação mediante os critérios de avaliação estabelecidos.
Critérios de avaliação
- Dificuldade das manobras
- Altura
- Velocidade
- Originalidade
- Execução
- Composição
O Brasil carrega grande tradição na modalidade e tem boas possibilidades de medalhas. Com 12 atletas na delegação (seis homens e seis mulheres), as principais apostas são no park masculino, com Luizinho, e no street feminino, com Letícia Bufoni.