O Brasil conquistou um ouro, cinco pratas e duas medalhas de bronze.
O grande nome do país foi Joaquim Cruz, medalha de ouro nos 800m rasos, com o tempo de 1min43s, recorde olímpico que durou até os Jogos de Atlanta 1996.
No futebol masculino, o Brasil faturou a prata depois de perder a final para a França por 2 a 0. Já no vôlei masculino, a geração de Bernard, Renan, Montanaro, Xandó, William, Amauri, Bernardinho e Marcus Vinícius também conquistou a inédita prata. Na decisão, os brasileiros perderam para os Estados Unidos por 3 sets a 0, adversário que haviam batido na fase classificatória.
Na natação, Ricardo Prado colocou o seu nome na história com a prata nos 400m medley e um quarto lugar nos 200m costas. Na vela, Torben Grael e Daniel Adler conquistaram a segunda colocação na classe soling.
O judô, com grande tradição de medalhas, deu ao Brasil uma prata, com Douglas Vieira (meio-pesado), e dois bronzes, com Walter Carmona (médio) e Luís Onmura (leve).
A principal estrela internacional em Los Angeles foi o norte-americano Carl Lewis, que conseguiu quatro medalhas de ouro no atletismo (100m, 200m, revezamento 4x100m e salto em distância).
O britânico Sebastian Coe foi o primeiro atleta a repetir a vitória nos 1.500m para homens. Nos Jogos de Londres, em 2012, ele presidiu o Comitê Organizador das Olimpíadas.