O país competiu em 19 esportes: atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, natação, futebol, ginástica artística, handebol, hipismo, judô, levantamento de peso, remo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, vela, voleibol e vôlei de praia.
O iatismo deu dois ouros ao Brasil, um com Robert Scheidt, na classe laser, outro com a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira, na star. A dupla Lars Grael e Kiko Pellicano ainda faturou um bronze na classe tornado.
O outro ouro do Brasil foi conquistado na areia. Na estreia do vôlei de praia no programa olímpico, Jacqueline Silva e Sandra Pires subiram no ponto mais alto do pódio, enquanto Mônica Rodrigues e Adriana Samuel ficaram com a prata.
Depois da sétima colocação nos Jogos de Barcelona, o basquete feminino, das estrelas Hortência, Paula e Janeth, conquistou a inédita prata. No masculino, o time comandado por Oscar Schmidt terminou em sexto, confirmando a tradição histórica do Brasil no esporte.
O futebol masculino foi bronze ao derrotar Portugal por 5 a 0 na decisão do terceiro lugar, com três gols de Bebeto, um de Ronaldo Fenômeno e um de Flávio Conceição. Outros destaques da campanha foram o goleiro Dida, o meia-armador Rivaldo e o atacante Sávio. A Nigéria ficou com o ouro ao surpreender a Argentina na decisão com a vitória por 3 a 2.
A Seleção Brasileira Feminina de Futebol encerrou os Jogos na quarta colocação.
Na natação, Gustavo Borges foi prata nos 200m livre e bronze no 100m livre. Já Fernando Scherer, o Xuxa, conseguiu o bronze nos 50m livre. Esse foi o melhor desempenho coletivo do esporte.
No hipismo, o Brasil levou o bronze no salto por equipe com o quarteto Rodrigo Pessoa, Álvaro Affonso de Miranda Neto, André Johannpeter e Luiz Felipe Azevedo.
Todos os 197 países filiados ao COI participaram dos Jogos de Atlanta. Nos Estados Unidos, o astro da casa, Carl Lewis, chegou à sua nona medalha de ouro olímpica, dessa vez no salto em distância. Foram quatro em Los Angeles, duas em Seul e duas em Barcelona. Houve ainda uma prata em Seul.