Jorge Nicola: 'Se eu fosse atleticano, torceria pela classificação da Católica' (Foto: Divulgação)
O torcedor do Atlético que foi dormir na quarta-feira preocupado com o desempenho do time depois do empate em 0 a 0 com o Carabobo certamente pôde respirar mais aliviado 24 horas depois, com outro 0 a 0: de Universidad Católica, do Equador, e Millonarios, da Colômbia.
Tive a oportunidade de ser o comentarista na transmissão para o Brasil deste jogo que apontará o adversário do
Galo no último mata-mata antes da fase de grupos, levando em consideração que o time de Eduardo Coudet faça sua obrigação e vença o Carabobo em BH na semana que vem.
Confesso que, depois de passar dias estudando informações e atletas de Católica e Millonarios, me decepcionei com o que vi. A partida disputada em Quito, no Equador, terminou com uma - sim, apenas uma - finalização no gol. Foram, no total, 18 chutes, sendo 11 da Católica contra sete do Millonarios. E o único na direção do gol terminou em defesa do goleiro colombiano Monteiro.
Importante: os dois times se defendem mal. Várias das oportunidades criadas tiveram a ver com erros de posicionamento e falta de equilíbrio entre ataque e defesa.
Se eu fosse atleticano, torceria pela classificação da Católica. O time equatoriano é menos técnico do que o rival. Mas o principal vem agora: o Trenzinho Azul, como também é conhecida a Católica, tem pouquíssima tradição - só cinco participações em Libertadores - e uma torcida minúscula. Tanto que, no jogo desta quinta, teve menos torcida do que o Millonarios, apesar da distância superior a 1.100 quilômetros entre Quito e Bogotá.
Ter de enfrentar o Millonarios no estádio El Campín é sinônimo de pressão muito maior do que no Casablanca, arena da LDU, que foi emprestada à Católica.
Curiosidade: a Católica não pôde jogar em casa por se recusar a investir cerca de US$ 35 mil na melhoria do sistema de iluminação.
Confrontos da fase eliminatória da Libertadores com primeiro jogo empatado
2005 - Quilmes (ARG) e Colo Colo (CHI) empataram a ida por 0 a 0, na Argentina. Na volta, empate por 2 a 2 e time argentino classificado pelo critério do gol qualificado fora de casa.
Foto: AFP PHOTO/LUIS HIDALGO
2005 - Tacuary (PAR) e Palmeiras empataram o primeiro jogo por 2 a 2, no Paraguai. Na volta, vitória do time brasileiro por 2 a 0 e classificação garantida.
Foto: AFP PHOTO / Norberto DUARTE
2006 - Nacional (PAR) e Universitario (PER) empataram por 2 a 2 o jogo de ida, no Paraguai. Na volta, novo empate, desta vez por 0 a 0. Classificação dos peruanos pelo gol qualificado fora de casa.
Foto: AFP PHOTO
2006 - Defensor Sporting (URU) e Santa Fe (COL) empataram o primeiro jogo, no Uruguai, por 2 a 2. Na volta, novo empate, desta vez por 0 a 0. O time colombiano avançou pelo gol qualificado fora de casa.
Foto: AFP PHOTO / Mauricio DUEÑAS
2006 - Deportivo Cuenca (EQU) e Goiás empataram por 1 a 1 no Equador. No jogo de volta, vitória dos goianos por 3 a 0 e classificação garantida.
Foto: AFP PHOTO
2007 - Tacuary (PAR) e LDU (EQU) empataram por 1 a 1 no Paraguai. No jogo de volta, vitória dos equatorianos por 3 a 0.
Foto: Guillermo Granja/AFP
2010 - Real Potosí (BOL) e Cruzeiro empataram por 1 a 1 na Bolívia. Na volta, vitória da Raposa por 7 a 0 e vaga na fase de grupos garantida.
Foto: Arquivo/Estado de Minas
2010 - Newell's Old Boys (ARG) e Emelec (EQU) empataram por 0 a 0 na Argentina. Na volta, os equatorianos venceram por 2 a 1.
Foto: AFP PHOTO / Juan Mabromata
2010 - Junior (COL) e Racing (URU) empataram por 2 a 2 na Colômbia. Na volta, vitória dos uruguaios por 2 a 0.
Foto: AFP PHOTO / Miguel ROJO
2011 - Corinthians e Tolima (COL) empataram por 0 a 0 o jogo disputado no Brasil. Na volta, vitória dos colombianos por 2 a 0.
Foto: AFP PHOTO / Guillermo LEGARIA
2011 - Liverpool (URU) e Grêmio empataram por 2 a 2 no Uruguai. Na volta, vitória dos gremistas por 3 a 1.
Foto: AFP PHOTO / Miguel ROJO
2013 - Defensor Sporting (URU) e Olimpia (PAR) empataram por 0 a 0 no Uruguai. Na volta, os paraguaios venceram por 2 a 0.
Foto: AFP PHOTO/NORBERTO DUARTE
2013 - Léon (MEX) e Deportes Iquique (CHI) empataram os dois jogos por 1 a 1. Nos pênaltis, os chilenos se classificaram.
Foto: AFP PHOTO
2015 - Monarcas Morelia (MEX) e The Strongest (BOL) empataram por 1 a 1 no México. No jogo de volta, os bolivianos venceram por 2 a 0.
Foto: AFP PHOTO/Aizar Raldes
2016 - Puebla (MEX) e Racing (ARG) empataram por 2 a 2 no México. Na volta, os argentinos venceram em casa por 1 a 0.
Foto: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
2016 - Universidad César Vallejo (PER) e São Paulo empataram por 1 a 1 no Peru. Na volta, o time brasileiro venceu por 1 a 0.
Foto: AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA
2017 - Atlético Tucumán (ARG) e El Nacional (EQU) empataram por 2 a 2 na Argentina. Na volta, os argentinos venceram no Equador por 1 a 0 e se classificaram.
Foto: AFP / JUAN CEVALLOS
2017 - Athletico-PR e Deportivo Capiatá (PAR) empataram o jogo de ida no Brasil por 3 a 3. Na volta, vitória brasileira por 1 a 0.
Foto: AFP / STR
2017 - Unión Española (CHI) e The Strongest (BOL) empataram por 1 a 1 no Chile. Na volta, goleada dos bolivianos por 5 a 0.
Foto: AFP / AIZAR RALDES
2018 - Macará (EQU) e Deportivo Táchira (VEN) empataram por 1 a 1 no Equador. Na volta, empate sem gols e classificação dos venezuelanos pelo gol marcado como visitante.
Foto: Divulgação/Copa Libertadores
2018 - Montevideo Wanderers (URU) e Olimpia (PAR) empataram por 0 a 0 no Uruguai. Na volta, vitória dos paraguaios por 2 a 0.
Foto: AFP / NORBERTO DUARTE
2018 - Banfield (ARG) e Independiente del Valle (EQU) empataram por 1 a 1 na Argentina. Na volta, empate por 2 a 2, no Equador. Os argentinos se classificaram pelo gol qualificado como visitante.
Foto: AFP / Juan Ruiz
2018 - Santiago Wanderers (CHI) e Melgar (PER) empataram por 1 a 1 no Chile. Na volta, os chilenos venceram por 1 a 0 e avançaram.
Foto: AFP PHOTO
2018 - Banfield (ARG) e Nacional (URU) empataram por 2 a 2 na Argentina. No jogo de volta, vitória dos uruguaios por 1 a 0.
Foto: AFP / PABLO PORCIUNCULA
2019 - Danubio (URU) e Atlético empataram por 2 a 2 no Uruguai. Na volta, vitória do Galo por 3 a 2.
Foto: Arquivo/Estado de Minas
2019 - The Strongest (BOL) e Libertad (PAR) empataram por 1 a 1 na Bolívia. Na volta, goleada dos paraguaios por 5 a 1.
Foto: NORBERTO DUARTE / AFP
2019 - Palestino (CHI) e Independiente Medellín (COL) empataram por 1 a 1 os dois jogos. Nos pênaltis, os chilenos se classificaram.
Foto: AFP / JOAQUIN SARMIENTO
2019 - Delfín (EQU) e Caracas (VEN) empataram por 1 a 1 no Equador. Na volta, empate sem gols e classificação dos venezuelanos pelo gol qualificado como visitante.
Foto: AFP / YURI CORTEZ
2019 - Talleres (ARG) e Palestino (CHI) empataram por 2 a 2 na Argentina. Na volta, os chilenos venceram por 2 a 1.
Foto: AFP / CLAUDIO REYES
2020 - Carabobo (VEN) e Universitario (PER) empataram por 1 a 1 na Venezuela. Na volta, vitória dos peruanos por 1 a 0.
Foto: AFP / Cris BOURONCLE
2020 - Universitario (PER) e Cerro Porteño (PAR) empataram por 1 a 1 no Peru. Na volta, vitória dos paraguaios por 1 a 0.
Foto: AFP / YURI CORTEZ
2020 - Cerro Largo (URU) e Palestino (CHI) empataram por 1 a 1 no Uruguai. Na volta, goleada dos chilenos por 5 a 1.
Foto: AFP / JAVIER TORRES
2020 - Univesidad de Chile (CHI) e Internacional empataram por 0 a 0 no Chile. Na volta, vitória dos brasileiros por 2 a 0.
Foto: AFP / POOL / Marcelo HERNANDEZ
2020 - Tolima (COL) e Internacional empataram por 0 a 0 na Colômbia. Na volta, vitória dos brasileiros por 1 a 0.
Foto: AFP / SILVIO AVILA
2021 - Universidad César Vallejo (PER) e Caracas (VEN) empataram por 0 a 0 no Peru. Na volta, os venezuelanos venceram por 2 a 0.
Foto: AFP / YURI CORTEZ
2021 - Universidade de Chile (CHI) e San Lorenzo (ARG) empataram por 1 a 1 no Chile. Na volta, vitória dos argentinos por 2 a 0.
Foto: AFP / POOL / RONALDO SCHEMIDT
2022 - Montevideo City Torque (URU) e Barcelona (EQU) empataram por 1 a 1 no Uruguai. Na volta, empate sem gols. O Barcelona se classificou nos pênaltis - primeiro ano sem a regra do gol qualificado como visitante.
Foto: Rodrigo BUENDIA / AFP
2022 - Bolívar (BOL) e Universidad Católica (EQU) empataram por 1 a 1 na Bolívia. Na volta, vitória dos equatorianos por 2 a 0.
Foto: Rodrigo BUENDIA / AFP
2022 - Universidad Católica (EQU) e The Strongest (BOL) empataram por 0 a 0 no Equador. Na volta, vitória dos bolivianos por 2 a 1.
Foto: Luis GANDARILLAS / AFP
2022 - América e Barcelona (EQU) empataram os dois jogos por 0 a 0. O Coelho se classificou, fora de casa, nos pênaltis.
Foto: Rodrigo BUENDIA / AFP