Clube espanhol repudiou as ofensas sofridas pelo brasileiro (Foto: Reprodução)


O clube Joventut Badalona, da Espanha, conhecido como La Penya, se posicionou, nesta quarta-feira (8/2), sobre o caso de racismo envolvendo o brasileiro Yago Mateus, do Ratiopharm Ulm, em partida pela EuroCup 2022/23 de basquete. Na ocasião, torcedores do time espanhol chamaram o armador de 'macaco'.



 
Show Player
 

Em comunicado, o clube falou que não tolera nenhum tipo de preconceito e que os valores da entidade são pautados no amor e respeito pelo esporte. 
 
"Os valores de La Penya, desde a sua fundação em 1930, foram presididos por um profundo amor pelo esporte em geral e pelo basquete em particular."
 
 
Show Player

"Repudiamos veementemente qualquer tipo de comportamento e/ou comentários intimidadores, vexatórios, racistas e/ou xenófobos nas nossas instalações e em quaisquer campos onde as nossas equipas disputam as suas partidas", disse o clube.




A equipe que gerencia a carreira de Yago afirmou que entrou em contato com a diretoria do clube alemão e vai acionar a organização do campeonato, pedindo um posicionamento e sanções cabíveis após o episódio.

O La Penya disse que os vídeos da transmissão foram direcionados para as autoridades competentes avaliarem e que irá colaborar com a investigação do caso. 

"Colocamos os vídeos no conhecimento das autoridades competentes. As análises colocarão as ações necessárias na marca e informarão as decisões correspondentes. Como sempre, o Club Joventut Badalona vai colaborar no que apoiará as autoridades e cumprirá as decisões que derivam", finalizou.