Na noite desta quinta-feira (8), em casa, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, o Minas bateu o Rio Claro por 90 a 61 e retomou o caminho das vitórias no Novo Basquete Brasil (NBB). O jogo foi válido pela oitava semana da fase classificatória do campeonato.
O time da casa foi amplamente dominante desde o início de jogo, como a posição das equipes poderia sugerir. Foi o oitavo triunfo do Minas em 12 jogos no NBB. Já o Rio Claro sofreu o décimo revés em 12 partidas.
Os minas-tenistas continuam em busca do G4 do NBB - os quatro primeiros avançam diretamente às quartas de final. O Rio Claro é o 16º e vice-lanterna do campeonato.
O Minas agora "vira a chave" para a Champions League Américas. A equipe estreia no torneio na próxima segunda-feira (12), às 19h, contra o Biguá-URU no Palacio Peñarol, em Montevidéu, no Uruguai, pela primeira janela do Grupo B.
Já o Rio Claro duela com o Brasília em 20 de dezembro (terça-feira), às 20h. O jogo será em casa, no Ginásio Felipe Karam, na cidade do interior de São Paulo.
O jogo
A partida contou com domínio do Minas desde o início, quando o time da casa conseguiu uma corrida de 10 a zero. Com muitos desfalques e rotação reduzida, o Rio Claro viu os mandantes colocarem sem ritmo de jogo e terminaram o quarto inicial vencendo por 21 a 9.
O segundo período manteve o ritmo do primeiro, e o Minas chegou a ampliar a vantagem. Em certo momento, com 33 a 11, os mandantes chegaram a liderar por 22 pontos e acabaram indo ao intervalo à frente por 44 a 24, sem respostas do lado do Rio Claro.
A vantagem aumentou para mais de 30 pontos no terceiro quarto e, com o domínio absoluto, o Minas começou a rodar o elenco e dar chances a jogadores da base e outros menos usados. No fim, o time da casa fechou a vitória por 90 a 61.
Minas 90 x 61 Rio Claro
Minas
Alexey Borges, Shaquille Johnson Sr., Felipe Vezaro, Renan Lenz e Alexandre Paranhos; Isaac Hamilton, Wesley Castro, Alexei Patrício, Lelê Moura, Yuri Neptune, João Prado e Victor Gaede. Técnico: Leo Costa. Desfalque: Lucas Faggiano (lesão na coxa direita)
Rio Claro
Kenny Dawkins, Jamison Elder, Desmond Holloway, Rafa Oliveira, e Lucas Josuel; Cassiano, Edgar Martínez e Lucas. Técnico: Fernando Penna. Desfalques: Mogi, João Pedro e Wesley Sena (lesionados)
Destaques do jogo
Minas
Wesley Castro: 16 pontos, 12 rebotes e 4 assistências
Alexey Borges: 14 pontos, 6 rebotes e 7 assistências
Isaac Hamilton: 11 pontos, 3 rebotes e 2 assistências
Rio Claro
Demons Holloway: 15 pontos, 4 rebotes e 1 assistência
Cassiano: 14 pontos, 4 rebotes e 6 assistências
Jamison Elder: 11 pontos, 12 rebotes e 1 assistência
Motivo: oitava semana da fase de classificação do NBB
Local: Arena UniBH, em Belo Horizonte-MG
Público presente: 784 torcedores
Data e horário: quinta-feira, 8 de dezembro de 2022, às 19h (de Brasília)
Arbitragem: Cristiano Maranho (Internacional-PR), Eduardo Albano (Internacional-SC) e César Augusto Gonçalves (Internacional-RJ). Operador Instant Replay: Alexandre Tadeu Máximo
Transmissão: YouTube do NBB
Jogos desta quinta-feira pelo NBB
19h15 - Caxias do Sul x Corinthians
19h30 - União Corinthians x Pato
20h30 - Fortaleza Basquete Cearense x São Paulo
Saiba mais
- Rússia faz acordo e liberta Brittney Griner em troca de 'senhor das armas'
- Celtics vence Suns em duelo de líderes da NBA; Warriors perde no fim
- Minas busca recuperação no NBB contra o Rio Claro
- Nike encerra parceria com Kyrie Irving após postagem antissemita
- Montagem? Curry viraliza com cestas do outro lado da quadra e intriga web
- Paulistano interrompe sequência de vitórias do Minas no NBB