Stephen Curry lidera o Warriors em busca de mais um título da NBA (Foto: Philip Fong/AFP)



A temporada 2022/2023 finalmente vai começar! A bola sobe oficialmente nesta terça-feira (18) a partir das 20h30 (de Brasília), e dois jogos marcam o início da nova edição da principal liga de basquete do mundo. Atual vice-campeão, o Boston Celtics recebe o Philadelphia 76ers. Já na sequência, às 23h, o atual campeão Golden State Warriors enfrenta em casa o Los Angeles Lakers.




O Celtics passou por uma crise interna antes da temporada envolvendo o técnico Ime Udoka. Ele foi suspenso por um ano por conta de supostas ações envolvendo funcionárias da franquia. Agora comandado pelo interino Joe Mazzulla, o time tem novamente no ala Jayson Tatum e no ala-armador Jaylen Brown como esperança para chegar às finais mais uma vez.

Jayson Tatum é tido como o principal jogador do Celtics, ao lado de Jaylen Brown (Foto: Minas Panagiotakis/AFP)

O Sixers, por sua vez, segue com o armador James Harden e o pivô franco-camaronês Joel Embiid como destaques em mais um ano de disputa. A franquia espera ter melhor desempenho que na última temporada, quando parou na semifinal da Conferência Leste ao ser derrotada pelo Miami Heat.

Já o Warriors manteve a base campeã no último ano, sustentada no trio formado pelo armador Stephen Curry - melhor jogador das últimas finais -, pelo ala Klay Thompson e pelo ala-pivô Draymond Green. Também não passou ileso das crises de pré-temporada, após briga em um treino envolvendo Green e o ala-armador Jordan Poole. O ala-pivô foi multado, mas seguirá em ação pela franquia.




O Lakers, por sua vez, começa mais uma temporada em busca de melhores resultados. O time do ala LeBron James e do ala-pivô Anthony Davis não se classificou para os playoffs na temporada passada e quer apagar a má imagem. O armador Russell Westbrook, eleito MVP da NBA em 2017, começa a temporada na franquia, mas não é peça garantida para o restante do ano.

Lakers, de LeBron James, quer deixar más impressões das últimas duas temporadas para trás e retomar o caminho das conquistas (Foto: Ethan Miller/AFP)



Nesta quarta-feira, segundo dia de jogos, serão 12 partidas e 24 equipes em ação. Os 30 times da NBA disputaram amistosos durante a pré-temporada entre 29 de setembro e a última sexta-feira.

A NBA conta com partidas quase todos os dias - cada equipe faz 82 jogos na temporada regular. A primeira data sem partidas será em 8 de novembro, como incentivo ao voto nas chamadas eleições de meio mandato, ou "midterms" - estadunidenses elegem governadores, senadores e deputados.




A fórmula de disputa segue a da última temporada: os seis melhores de cada conferência avançam aos playoffs, enquanto os times da sétima à 10ª posição disputam uma repescagem - dois em cada costa completam a disputa.

Os playoffs começam em 15 de abril de 2023, com finais previstas para terem início em 1º de junho.

NBA no Brasil


Se em quadra o Brasil não estará tão representado numericamente como em outros tempos - conta com o armador Raulzinho e o ala-armador Didi Louzada, ambos do Cleveland Cavaliers -, a presença da liga na TV brasileira segue como destaque.

A aproximação da NBA com o mercado nacional tem sido cada vez maior a cada ano.

Na TV brasileira, ESPN, SporTV e TNT Sports, todos canais por assinatura; e Band, emissora aberta, vão transmitir jogos da NBA. Quanto ao streaming pago, Star e Amazon Prime Video (que exibe a rodada de abertura) farão transmissões.



Por fim, em streaming gratuito na internet, os canais da TNT Sports Brasil e da Budweiser no YouTube, da CNN Brasil no Facebook e do Gaules na Twitch também irão mostrar partidas da NBA. Serão mais de 100 jogos transmitidos somente na temporada regular.

NBA no Superesportes


O Superesportes cobre diariamente a NBA, com o resumo de toda rodada na manhã seguinte às noites de jogos.

Nesta temporada, além de vídeos curtos com os destaques da rodada, também haverá o podcast NBA no Superesportes, sempre próximo a alguma data-chave do campeonato - noite de abertura, Natal, All-Star e afins - e com transmissão no canal do Portal Uai no YouTube.