O Minas começou a temporada 2022/2023 com derrota. Na noite deste sábado, os minas-tenistas foram batidos em casa, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, por 85 a 73 para o Flamengo, em jogo que marcou a abertura da nova edição do Novo Basquete Brasil (NBB).
O jogo começou equilibrado, mas o Flamengo conseguiu ter certo domínio a partir do segundo quarto. Desde então, o time visitante seguiu administrando a vantagem e contou com o armador argentino Jose Vildoza, que anotou 19 pontos e nove assistências e comandou o time flamenguista, para concretizar a vitória.
Os mineiros voltam à quadra na terça-feira, às 19h, quando visitam o Pinheiros no Henrique Villaboim, em São Paulo, pelo NBB. Já o Flamengo visita o Corinthians na quinta-feira, às 19h15, no Wlamir Marques, também na capital paulista e pela liga nacional.
Esta edição do NBB conta com 17 equipes, e o formato se mantém: os 12 melhores da fase classificatória avançam aos mata-matas, sendo que os quatro primeiros vão direto para as quartas de final, enquanto os outros oito disputam as oitavas de final. Os playoffs estão previstos para começar em abril de 2023. As finais devem acontecer entre maio e junho.
O jogo
A partida começou equilibrada em BH. Tanto Minas quanto Flamengo ainda se ajustavam em quadra por conta das novas equipes para a temporada, e as jogadas começavam a sair com mais fluidez aos poucos. Os visitantes terminaram os dez minutos iniciais à frente, com 18 a 17.
Já o segundo quarto foi do Flamengo. Comandados pelo armador argentino Jose Vildoza e pelo ala-armador Gui Deodato, os visitantes ficaram à frente durante todo o período e chegaram a abrir dez pontos, com 42 a 32 no marcador. Com dificuldades defensivas, o Minas ainda reduziu a vantagem e foi ao intervalo perdendo por 42 a 34.
O Minas melhorou no terceiro período, e o Flamengo teve trabalho para manter a liderança. Apesar disso, ainda liderado por Vildoza e agora também pelo pivô Rafael Hettsheimeir, os visitantes conseguiram se sustentar à frente e foram para os dez minutos finais vencendo por 62 a 56.
Apesar de o Flamengo colocar 12 de frente no início do último período, com 70 a 58, o Minas teve um bom ímpeto final e trouxe a vantagem flamenguista para somente quatro pontos, com 72 a 68. Contudo, os visitantes seguiram sólidos, especialmente após cesta de três pontos de Gui Deodato com três minutos para jogar, e fecharam a vitória em 85 a 73.
Minas 73 x 85 Flamengo
Minas
Alexey Borges, Isaac Hamilton, Felipe Vezaro, Renan Lenz e Wesley Castro; Novar Gadson, Alexandre Paranhos, Lucas Faggiano e Lelê Mendes. Técnico: Leo Costa. Desfalque: Shaquille Johnson Sr. (ainda não se apresentou após passagem pelo Halcones de Xalapa-MEX)
Flamengo
Jose Vildoza, Gui Deodato, Rafael Mineiro, Olivinha e Rafael Hettsheimeir; Martin Cuello, Gabriel Jaú, Rafael Rachel, Vitor Faverani, Matheus Leoni e Penka Aguirre. Técnico: Gustavo De Conti.
Destaques do jogo
Minas
Isaac Hamilton: 20 pontos, 7 rebotes e 1 assistência
Renan Lenz: 13 pontos, 8 rebotes e 2 assistências
Alexey Borges: 7 pontos, 6 rebotes e 7 assistências
Flamengo
Jose Vildoza: 19 pontos, 1 rebote e 9 assistências
Gui Deodato: 15 pontos, 3 rebotes e 1 assistência
Martin Cuello: 13 pontos, 1 rebote e 4 assistências
Motivo: primeira rodada da fase de classificação do NBB
Local: Arena UniBH, em Belo Horizonte-MG
Público presente: 2.053 presentes
Data e horário: sábado, 15 de outubro de 2022, às 18h15 (de Brasília)
Arbitragem: Cristiano Maranho (Internacional-PR), Cauan Santos (Internacional-MG), Bruno Oliveira (Internacional-RS). Operador de instant replay: Rodrigo Alves Nogueira.
Transmissão: SporTV, ESPN e TV Cultura
Outros jogos do NBB neste sábado
19h - Unifacisa 90 x 79 Cerrado
19h - Rio Claro 93 x 88 Paulistano
19h - Corinthians 82 x 77 São José
Saiba mais
- Oscar Schmidt esclarece mal entendido sobre declaração e se diz curado
- Oscar Schmidt interrompe tratamento contra câncer: 'Perdi o medo de morrer'
- Minas recebe o Flamengo pela abertura do NBB
- Leo Costa e Wesley mostram confiança para estreia do Minas no NBB
- NBA: Gui Santos, draftado pelo Warriors, vai para a liga de desenvolvimento