A Seleção Brasileira iniciou a segunda fase das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023 com derrota. Na noite desta quinta-feira, a equipe foi até San Juan e perdeu para Porto Rico por 75 a 72, com direito a virada no último minuto da partida.
Até virar o jogo em 73 a 70, o time porto-riquenho não tinha ficado à frente no marcador desde o primeiro quarto, com 12 a 10. O armador Tremont Waters, de Porto Rico, foi o cestinha da partida com 29 pontos e o responsável pela cesta de três que encaminhou a vitória dos mandantes.
Com o resultado, o Brasil cai da liderança do Grupo F para a vice-liderança, agora com campanha de cinco vitórias e duas derrotas - os Estados Unidos são os novos líderes, com seis triunfos em sete jogos. Já Porto Rico sobe da quinta posição para terceira, com quatro vitórias.
O Brasil volta à quadra na próxima segunda-feira, às 19h30. Em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, a seleção recebe o México, novo quarto colocado do Grupo F.
Já Porto Rico duela com o Uruguai, quinto colocado da chave, fora de casa, também na segunda. Os três primeiros se classificam ao Mundial, com possibilidade de o quarto também garantir vaga caso a campanha seja melhor que o quarto do Grupo E.
Porto Rico 75 x 72 Brasil
Porto Rico
Tremont Waters, Javier Mojica, Chris Ortiz, Justin Reyes e George Conditt; Tjader Fernández, Ethan Thompson, Alfonso Plummer, Stephen Thompson, Timajh Parker e Ismael Romero. Técnico: Nelson Colón.
Brasil
Marcelinho Huertas, Didi Louzada, Leo Meindl, Rafa Mineiro e Augusto Lima; Yago Mateus, Rafa Luz, Scott Machado, Georginho de Paula, Lucas Dias, Lucas Mariano e Cristiano Felício. Técnico: Gustavo De Conti.
Destaques do jogo
Porto Rico
Tremont Waters: 29 pontos, 4 rebotes e 6 assistências
George Conditt: 8 pontos e 7 rebotes
Chris Ortiz: 15 pontos, 5 rebotes e 1 assistência
Brasil
Lucas Dias: 16 pontos, 5 rebotes e 1 assistência
Leo Meindl: 15 pontos, 4 rebotes e 1 assistência
Rafa Luz: 10 pontos, 3 rebotes e 1 assistência
Motivo: quarta janela das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023
Local: Coliseu Roberto Clemente, em San Juan (PRI)
Data e horário: quinta-feira, 25 de agosto de 2022, às 21h10 (de Brasília)
Arbitragem: Júlio Cesar Anaya Freile (Panamá), Jayson Anthony Stiell (Canadá) e Norval Alfanscio Young (Ilhas Virgens Britânicas)
Transmissão: ESPN 4