O Franca é campeão do Novo Basquete Brasil (NBB). Na noite desta quinta-feira, a equipe bateu o Flamengo por 80 a 65 como mandante, no Pedrocão, ginásio na cidade do interior de São Paulo, e fechou a série em 3 a 1 com o resultado positivo no quarto jogo das finais.
Nesta quinta-feira, o Franca foi amplamente dominante desde o primeiro período e não teve maiores dificuldades para bater o Flamengo, então atual campeão do torneio. Foi a primeira vez que o time da cidade tida como capital brasileira do basquete conquistou o NBB.
A série final começou com vitória do Franca por 81 a 78 no Pedrocão, em 28 de maio. Os francanos abriram 2 a 0 na série com triunfo por 64 a 62 na última quinta-feira, agora em jogo com mando do Flamengo, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
O Flamengo respirou na série com triunfo por 81 a 75 no sábado, também no Maracanãzinho, colocando o placar das finais em 2 a 1. Caso fosse necessário, um quinto e decisivo jogo final aconteceria no sábado, no Pedrocão.
Comandado pelo técnico Helinho, o Franca avançou para os mata-matas como líder na fase de classificação da temporada 2021/2022, com 29 vitórias e três derrotas. A equipe passou por Pinheiros, nas quartas de final, e São Paulo, na semifinal, até chegar à decisão.
O time tem como espinha dorsal o armador Georginho de Paula, o ala-pivô Lucas Dias e o pivô Lucas Mariano. O ala-armador argentino Santiago Scala, o ala estadunidense David Jackson e o ala-pivô Márcio Santos são importantes peças de apoio.
Por terminarem o NBB como os dois melhores times, Franca e Flamengo garantiram vaga na Champions League Américas - principal torneio interclubes da América Latina - da temporada 2022/2023. As equipes entram na intertemporada, e uma nova edição do NBB começará em 15 de outubro de 2022.
Saiba mais
- Celtics vence Warriors em casa e abre 2 a 1 nas finais da NBA
- Flamengo bate Franca no 3° jogo da final e segue vivo na briga pelo título
- Bulga associa Galo, Corinthians, Flamengo e Knicks: 'Torcedor apaixonado'
- LeBron James é primeiro jogador ativo da NBA a acumular US$ 1 bilhão
- Vitória do Celtics enlouqueceu a NBA House; o primeiro dia de finais