A NBA anunciou a criação do prêmio MVP (Jogador Mais Valioso) das finais de conferência, que terá o nome de Magic Johnson na Oeste e Larry Bird na Leste.
"Larry e Earvin ajudaram a definir a NBA moderna com seu brilhantismo individual e sucesso de equipe na década de 1980", reconheceu a liga americana de basquete.
Johnson, de 62 anos, foi um dos jogadores mais espetaculares da história e líder do lendário Los Angeles Lakers que conquistou cinco anéis na década de 1980.
Johnson, de 62 anos, foi um dos jogadores mais espetaculares da história e líder do lendário Los Angeles Lakers que conquistou cinco anéis na década de 1980.
"Obrigado à NBA por nomear o novo troféu de MVP das Finais da Conferência Oeste em minha homenagem. Estou muito honrado e o troféu é lindo!", agradeceu.
Bird, por sua vez, levou o Celtics à conquista de três anéis, protagonizando uma rivalidade acirrada com Johnson que projetou a NBA internacionalmente antes da grande decolagem com os Bulls de Michael Jordan na década de 1990.
Além da criação desses dois novos prêmios de MVP, a liga revelou mudanças no design de todos os seus troféus da pós-temporada para marcar o 75º aniversário da competição.
O Troféu Larry O'Brien, entregue ao time campeão, tem sua base reformulada para incluir os nomes dos primeiros 75 campeões e mudou o formato da rede e da bola. A NBA colaborou nessas mudanças com o artista Victor Solomon e a empresa Tiffany & Co., que projeta e elabora o troféu Larry O'Brien desde 1977.
A liga também homenageou dois outros gigantes de sua história, os ex-jogadores Bob Cousy e Oscar Robertson, ao batizar os troféus de campeão da Conferência Leste e Oeste em homenagem a eles, respectivamente.
Os playoffs da temporada 2021/22 estão atualmente na reta final das semifinais da Conferência.