Foi definido na última segunda-feira (31) as oito equipes que participarão da edição deste ano da Liga de Basquete Feminino (LBF), principal campeonato da modalidade no país. Com isso, é possível contabilizar as equipes que disputam torneios desse porte no Brasil, já que o Novo Basquete Brasil (NBB) segue em disputa pela temporada 2021/2022 e o Campeonato Brasileiro também teve definição recente dos times para a edição de 2022.
Ao todo, contando LBF, maior e único torneio nacional do basquete feminino brasileiro, NBB, principal campeonato do basquete masculino e do país, e o Brasileiro, competição de divisão inferior ao NBB, são 41 times que sustentam o basquete nacional, espalhados por 11 dos 26 estados brasileiros. O Distrito Federal também conta com representantes e engrossa a lista.
No mapa disponibilizado, é possível destacar a predominância da Região Sudeste, com 26 equipes nas três ligas brasileiras de basquete profissional espalhadas por 19 cidades. A única região sem representantes é a Norte, enquanto Nordeste tem quatro de cidades distintas, Centro-Oeste três em duas cidades e Sul oito em sete municípios.
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Paraíba, Ceará, Maranhão e Pernambuco são os estados presentes em competições nacionais e profissionais do basquete brasileiro. Faltam Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia e Acre.
Quanto às cidades, oito estados contam com as capitais como alternativa para se ver basquete: Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Brasília-DF, São Luís-MA, Recife-PE e Goiânia-GO. Desses estados, em cinco a capital é o único local onde há um clube de basquete do porte nacional.
A edição deste ano do Campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), terá início em 17 de fevereiro e vai até 1º de junho. A LBF 2022 começa em 8 de março e tem disputa prevista até agosto, enquanto o NBB funciona com dinâmica distinta de temporadas e está em curso desde outubro de 2021, com fim previsto entre maio e junho de 2022.
Veja, abaixo, estados e cidades que estão em NBB, Brasileiro ou LBF
São Paulo: Franca, São Paulo, Bauru, Rio Claro, Mogi das Cruzes, Santo André, Catanduva, Ituano, Sorocaba, Araraquara, Campinas, Tatuí, Osasco, Santos e São José dos Campos
Paraná: Pato Branco, Curitiba e Maringá
Santa Catarina: Blumenau e Brusque
Rio de Janeiro: Rio de Janeiro e Mesquita
Minas Gerais: Belo Horizonte e Uberlândia
Rio Grande do Sul: Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul
Paraíba: Campina Grande
Ceará: Fortaleza
Distrito Federal: Brasília
Maranhão: São Luís
Pernambuco: Recife
Goiás: Goiânia
Equipes em cada torneio
NBB 2021/2022
Franca - Franca-SP
Flamengo - Rio de Janeiro-SP
Minas - Belo Horizonte-MG
São Paulo - São Paulo-SP
Bauru - Bauru-SP
Unifacisa - Campina Grande-PB
Paulistano - São Paulo-SP
Pinheiros - São Paulo-SP
Caxias do Sul - Caxias do Sul-RS
Pato - Pato Branco-PR
Rio Claro - Rio Claro-SP
Fortaleza Basquete Cearense - Fortaleza-CE
Mogi das Cruzes - Mogi das Cruzes-SP
Cerrado - Brasília-DF
Corinthians - São Paulo-SP
União Corinthians - Santa Cruz do Sul-RS
Brasília - Brasília-DF
LBF 2022
Santo André - Santo André-SP
Catanduva - Catanduva-SP
Blumenau - Blumenau-SC
Ituano - Ituano-SP
Sorocaba - Sorocaba-SP
Sampaio Corrêa - São Luís-MA
Araraquara - Araraquara-SP
Liga Super Basketball - Mesquita-RJ
Sport - Recife-PE
Vera Cruz Campinas - Campinas-SP
Campeonato Brasileiro 2022
Coritiba - Curitiba-PR
Maringá - Maringá-PR
Tatuí - Tatuí-SP
Brusque - Brusque-SC
Araraquara - Araraquara-SP
Sorocabana - Sorocaba-SP
Blumenau - Blumenau-SC
Osasco - Osasco-SP
Memorial - Santos-SP
Vila Nova - Goiânia-GO
Praia - Uberlândia-MG
São José Desportivo - São José dos Campos-SP
Botafogo - Rio de Janeiro-RJ
Liga Super Basketball - Mesquita-RJ