O basquete masculino do Cruzeiro, que teve retorno anunciado em abril deste ano, finalmente voltará às quadras. Nesta semana, a equipe adulta está no Distrito Federal para a disputa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2021, entre esta terça-feira (12) e domingo (17).
A participação da equipe no JUBs estava prevista no planejamento do basquete do Cruzeiro. O projeto, que tem sede em Montes Claros, cidade da Região Norte de Minas, fechou parceria com a Unicesumar para disputar o torneio.
Diretor do Cruzeiro Basquete, Kaká Carone conta que a intenção no JUBs é de mostrar o projeto. O time faz a estreia às 17h desta terça, contra Espírito Santo. A disputa conta com 19 times divididos em cinco chaves (uma tem três equipes). Posteriormente, começam os mata-matas.
"A estrutura desses universitários é muito boa. Quando a gente fala que é disputa de esporte é amador as pessoas se assustam, pois vêem a estrutura, e este ano os atletas estão na empolgação por ser um ano de Olimpíada. O nosso time já está fechado, são 20 atletas, mas viemos com 12, é início de trabalho. Uma oportunidade de patrocinadores e do próprio basquete verem a existência do projeto para acreditarem nele, isso tudo é importante", afirmou.
O diretor evita estipular metas quanto às disputas profissionais, mas o sonho do projeto seria um disputa já em 2022 de Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), divisão inferior ao Novo Basquete Brasil (NBB) - elite do basquete masculino nacional. Carone é cauteloso e diz que pensa no JUBs e, no máximo, em outros torneios semiprofissionais, como um possível Campeonato Mineiro em dezembro deste ano.
"Estamos trabalhando dentro da realidade do clube, hoje são os Jogos Universitários. O que acontecer aqui pode direcionar muito, pode mudar a história do projeto. Fomos procurados por clubes, há pessoas interessadas em desenvolver projetos de LDB, mas hoje a questão principal é jogar o JUBs, ponto. Tem que entender que existe o projeto e que não há espaço para criar muita especulação, vamos um passo de cada vez", diz.
Todos os jogos de basquete do JUBs podem ser assistidos via YouTube da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU). Veja, abaixo, o elenco do Cruzeiro para esta primeira disputa:
Armadores
Ettiene Antunes e Mário Cézar
Ala-armadores
Lucas Campolina, Alef e Bruno Lara
Alas
Matheus Santos e João Marcelo
Ala-pivôs
Wanderson, Júnior e Felipe Calixto
Pivô
Moisés Big
Técnico:
Filipe Ferreira
Auxiliar-técnico:
Bernardo Barreto