Verstappen liderou do início ao fim e venceu o GP do Canadá (Foto: IconSports)

Histórico! O GP do Canadá, neste domingo (18), foi de festa para Max Verstappen. Além de vencer com extrema facilidade mais uma etapa do campeonato mundial, o piloto holandês chegou à sua 41º vitória na carreira, igualando a marca do brasileiro Ayrton Senna. Na tabela de classificação, Verstappen já soma 195 pontos e fica cada vez mais perto do tricampeonato.




O piloto de 25 anos não teve dificuldades para liderar de ponta a ponta o GP do Canadá, neste domingo (18) e, assim como no fim de semana de classificação, ele liderou do início ao fim.  A emoção ficou por conta da batalha entre Hamilton e Fernando Alonso, com o espanhol levando a melhor no fim.
 
 

Largada: batalha entre Hamilton e Alonso


Ao contrário do que foi o treino de classificação, o dia da corrida foi sem chuva no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. Verstappen, que tinha atrás de si dois experientes campeões mundiais, largou bem e dominou a corrida com tranquilidade.

Largando em terceiro, Hamilton foi agressivo logo na saída e ultrapassou Alonso ainda na primeira curva da corrida e assim permaneceu até a volta 22, quando o melhor desempenho do carro da McLaren foi o suficiente para o espanhol retomar a posição e finalizar a corrida na vice-liderança.




A corrida até parecia que traria alguma emoção para o pelotão da frente quando George Russell tocou o muro na curva 4. O Safety Car foi acionado, mas o máximo de emoção que causou foi quando Hamilton e Alonso quase se tocaram ao sair dos boxes. Russell, por sua vez, acabou abandonando a corrida na volta 55, com problemas no freio.



No pelotão do meio, a briga entre Leclerc, Sainz e Perez foi acirrada até o fim, com o piloto monegasco da Ferrari levando vantagem e terminando na quarta colocação, em uma corrida de recuperação após largar da décima colocação.

Verstappen iguala marca pessoal de Senna


A vitória deste domingo (18), além de mais 25 pontos na classificação, fez o piloto holandês igualar mais um recorde de um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, o brasileiro Ayrton Senna. Em 11 temporadas na F1, Senna fez 166 corridas, com 41 vitórias e três títulos (1988, 1990 e 1991).




Além de empatar com Senna, a 41º vitória deixou Verstappen na quinta colocação de maiores vencedores. Agora, o próximo alvo do holandês de 25 anos é o francês quatro vezes campeão mundial Alain Prost, que tem 51 vitórias na carreira.

O recordista máximo em número de vitórias é o britânico sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton, com 103, que subiu no pódio e finalizou o GP do Canadá na terceira posição. Seguido do alemão também sete vezes campeão Michael Schumacher, com 91. Fechando o top 3, vem o também alemão Sebastian Vettel, com 53.
 

Lista dos maiores vencedores da F1


Lewis Hamilton - 103
Michael Schumacher - 91
Sebastian Vettel - 53
Alain Prost - 51
Ayrton Senna - 41
Max Verstappen - 41
 

Red Bull chega à sua 100ª vitória na história

A tarde não foi só de recorde para Max Verstappen. A Red Bull, sua equipe, comemorou neste domingo (18), no GP do Canadá, a sua vitória de número 100 na história. Ao longo dos quase 20 anos da Fórmula 1, a Red Bull já teve dois campeões mundiais pilotando seus carros: Max Verstappen e o alemão Sebastian Vettel.



Destas 100 vitórias, 41 pertencem ao holandês Max Verstappen, 38 foram do alemão Sebastian Vettel, sete do australiano Daniel Ricciardo, cinco do mexicano Sergio Perez e nove do também australiano Mark Webber.
 
 
 

Classificação do GP do Canadá

 
 

Classificação do Campeonato de Fórmula 1

1º: Verstappen (195)
2º: Pérez (126)
3º: Alonso (117)
4º: Hamilton (102)
5º: Sainz (68)
6º: Russell (65)
7º: Leclerc (54)
8º: Stroll (37)
9º: Ocon (29)
10º: Gasly (15)
11º: Norris (12)
12º: Albon (7)
13º: Hulkenberg (6)
14º: Bottas (5)
15º: Piastri (5)
16º: Zhou (4)
17º: Tsunoda (2)
18º: Magnussen (2)
19º: De Vries (0)
20º: Sargeant (0)