Novos carros contam com atualizações no assoalho, novidades na segurança e novas pinturas; temporada da F1 começa em março
Por Alice Alves
17/02/2023 19:03
- Atualizado em: 04/05/2023 19:48
Treinos da pré-temporada serão entre os dias 23 e 25 de fevereiro, na pista de Sakhir (Foto: Divulgação)
A Fórmula 1 2023 começa dia 5 de março no Grande Prêmio do Bahrein. No aquecimento para a maior temporada da história da categoria, as equipes apresentaram ao longo de fevereiro os novos carros que vão percorrer o mundo ao longo das 23 corridas programadas.
Fórmula 1: veja todos os carros da temporada 2023
Alfa Romeo C43 - pilotos: Valteri Bottas e Guanyu Zhou
Foto: Divulgação / Fórmula 1
AlphaTauri AT04 - pilotos: Yuki Tsunoda e Nyck de Vries
Foto: Divulgação / Fórmula 1
Alpine A523 - pilotos: Pierre Gasly e Esteban Ocon
Foto: Divulgação / Fórmula 1
Aston Martin AMR23 - pilotos: Lance Stroll e Fernando Alonso
Foto: Divulgação / Fórmula 1
Ferrari SF-23 - pilotos: Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr.
Foto: Divulgação / Fórmula 1
Haas VF-23 - pilotos: Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg
Foto: Divulgação / Fórmula 1
Mclaren CL60 - pilotos: Lando Norris e Oscar Piastri
Foto: Divulgação / Fórmula 1
Mercedes W14 - pilotos: Lewis Hamilton e George Russell
Foto: Divulgação / Fórmula 1
Red Bull Racing - RB19 - pilotos: Max Verstappen e Sergio Pérez
Foto: Divulgação / Fórmula 1
Williams - FW45 - pilotos: Alexander Albon e Logan Sargeant
Foto: Divulgação / Fórmula 1
Com os carros apresentados, os treinos de pré-temporada serão entre os dias 23 e 25 de fevereiro, na pista de Sakhir, a mesma que receberá o GP do Bahrein.
Atualizações no carro
Em comparação à temporada de 2022, as atualizações nos carros foram discretas e se concentram nos assoalhos, para tentar diminuir os impactos do porpoising e do bouncing - problemas enfrentados por várias equipes na temporada passada.
Para evitar os "quiques", os carros estarão um pouco mais altos: os assoalhos estarão a 15mm de altura do chão e no máximo 5mm de desvio em relação ao solo. Na temporada passada, esses valores eram de 8mm e 12mm, respectivamente.
Visualmente, as principais mudanças estão nas asas dianteiras e nos retrovisores. Nas asas, há novas restrições e nas bordas verticais internas dos endplates (placas verticais nas pontas das asas). Os espelhos também estão ligeiramente maiores: de 150 mm, eles foram para 200 mm.
Pensando na segurança do esporte, o roll hoop - santantônio que fica acima da cabeça dos pilotos - também sofreu modificações. Após o grave acidente que Guanyu Zhou sofreu no GP da Inglaterra de 2022, atualizações visando a segurança foram consideradas necessárias. Para 2023, a peça deverá ser capaz de suportar cargas mais pesadas, resistir a um impacto de até 15G com o solo e aguentar impactos em diferentes direções.
Por fim, a Pirelli também trouxe uma novidade. A fornecedora oficial da F1 trouxe um novo tipo de pneu para a categoria, chamado C0.
O C0 será o composto mais duro da Pirelli, que vai do C0 ao C5. Ele foi projetado para fornecer resistência máxima ao calor e será usado nos circuitos em que a temperatura do solo estiver muito quente.
Calendário da Fórmula 1
A temporada de 2023 será a maior temporada da história da Fórmula 1. Com 23 corridas, a maior categoria do automobilismo mundial irá acelerar em quatro continentes até o fim de novembro.
As luzes vermelhas apagarão pela primeira vez no GP do Bahrein, no dia 5 de março. Dentre as novidades no calendário, estão o GP de Las Vegas, terceira corrida nos Estados Unidos e o retorno do GP do Catar, ausente em 2022 devido à Copa do Mundo.
O Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos, será em 5 de novembro. Este ano, a etapa teve seu horário de largada antecipado de 15h para 14h.