A Fórmula 1 2023 começa dia 5 de março no Grande Prêmio do Bahrein. No aquecimento para a maior temporada da história da categoria, as equipes apresentaram ao longo de fevereiro os novos carros que vão percorrer o mundo ao longo das 23 corridas programadas.
Fórmula 1: veja todos os carros da temporada 2023
Com os carros apresentados, os treinos de pré-temporada serão entre os dias 23 e 25 de fevereiro, na pista de Sakhir, a mesma que receberá o GP do Bahrein.
Atualizações no carro
Em comparação à temporada de 2022, as atualizações nos carros foram discretas e se concentram nos assoalhos, para tentar diminuir os impactos do porpoising e do bouncing - problemas enfrentados por várias equipes na temporada passada.
Para evitar os "quiques", os carros estarão um pouco mais altos: os assoalhos estarão a 15mm de altura do chão e no máximo 5mm de desvio em relação ao solo. Na temporada passada, esses valores eram de 8mm e 12mm, respectivamente.
Visualmente, as principais mudanças estão nas asas dianteiras e nos retrovisores. Nas asas, há novas restrições e nas bordas verticais internas dos endplates (placas verticais nas pontas das asas). Os espelhos também estão ligeiramente maiores: de 150 mm, eles foram para 200 mm.
Pensando na segurança do esporte, o roll hoop - santantônio que fica acima da cabeça dos pilotos - também sofreu modificações. Após o grave acidente que Guanyu Zhou sofreu no GP da Inglaterra de 2022, atualizações visando a segurança foram consideradas necessárias. Para 2023, a peça deverá ser capaz de suportar cargas mais pesadas, resistir a um impacto de até 15G com o solo e aguentar impactos em diferentes direções.
Por fim, a Pirelli também trouxe uma novidade. A fornecedora oficial da F1 trouxe um novo tipo de pneu para a categoria, chamado C0.
O C0 será o composto mais duro da Pirelli, que vai do C0 ao C5. Ele foi projetado para fornecer resistência máxima ao calor e será usado nos circuitos em que a temperatura do solo estiver muito quente.
Calendário da Fórmula 1
A temporada de 2023 será a maior temporada da história da Fórmula 1. Com 23 corridas, a maior categoria do automobilismo mundial irá acelerar em quatro continentes até o fim de novembro.
As luzes vermelhas apagarão pela primeira vez no GP do Bahrein, no dia 5 de março. Dentre as novidades no calendário, estão o GP de Las Vegas, terceira corrida nos Estados Unidos e o retorno do GP do Catar, ausente em 2022 devido à Copa do Mundo.
O Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos, será em 5 de novembro. Este ano, a etapa teve seu horário de largada antecipado de 15h para 14h.
Confira o calendário completo:
- 5 de março - GP do Bahrein
- 19 de março - GP da Arábia Saudita
- 2 de abril - GP da Austrália
- 20 de abril - GP do Azerbaijão
- 7 de maio - GP de Miami
- 21 de maio - GP de Emilia-Romagna
- 28 de maio - GP de Mônaco
- 4 de junho - GP da Espanha
- 18 de junho - GP do Canadá
- 2 de julho - GP da Áustria
- 9 de julho - GP da Inglaterra
- 23 de julho - GP da Hungria
- 30 de julho - GP da Bélgica
- 27 de agosto - GP da Holanda
- 3 de setembro - GP da Itália
- 17 de setembro - GP de Singapura
- 24 de setembro - GP do Japão
- 8 de outubro - GP do Catar
- 22 de outubro - GP dos Estados Unidos
- 29 de outubro - GP do México
- 5 de novembro - GP de São Paulo
- 19 de novembro - GP de Las Vegas
- 26 de novembro - GP de Abu Dhabi