Grande Prêmio do Japão marca a 18ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 e pode consagrar o bicampeonato de Max Verstappen (Foto: Philip Fong / AFP)


 
As chances de Max Verstappen conquistar o bicampeonato da Fórmula 1 em Singapura eram remotas e não se concretizaram. Após uma corrida recheada de abandonos e bandeiras amarelas, Sergio Pérez conquistou a vitória nas ruas de Marina Bay. Neste domingo, no GP de Suzuka, no Japão, o holandês terá uma segunda chance de garantir, por antecipação, o título da temporada de 2022. 




Com diversos problemas ao longo da prova em Singapura, Verstappen terminou apenas em 8º lugar. Como para conquistar o campeonato, o piloto da Red Bull Racing precisava ganhar a corrida e ainda contar com resultados ruins de Leclerc e Sergio Pérez, a festa foi adiada. 

Cenários para o bicampeonato 


Na temporada de 2022 apenas dois outros pilotos ainda têm chances matemáticas de ganhar o campeonato: Charles Leclerc, da Ferrari, e Sergio Pérez, da Red Bull. Com 341 pontos somados, a diferença do líder Verstappen para Leclerc é de 104, e para seu companheiro de equipe, 106 pontos. 

Como restam 138 pontos a ser disputados, para se sagrar campeão ao fim da etapa de Suzuka Verstappen precisará aumentar a diferença para Lerclec em 8 pontos e 6 em relação a Pérez. 




Sendo assim, se vencer o Grande Prêmio do Japão e fizer a volta mais rápida, Max Verstappen já garante o Campeonato de Pilotos de 2022 - independentemente das posições finais de Leclerc e Pérez. 

Se vencer, mas não conquistar a melhor volta, o holandês precisará que o monegasco da Ferrari termine no máximo em terceiro  lugar - nesse cenário a posição de Pérez não apresenta mais riscos ao líder. 

No GP de Suzuka, diferentemente de Singapura, Verstappen também poderá conquistar o bicampeonato ainda que não vença a etapa. 

Os cenários possíveis para o título sem a vitória são:

  • Verstappen em 2º lugar, com a volta mais rápida; Leclerc terminando abaixo da 5ª posição e Pérez em 4ª ou abaixo;

  • Verstappen em 3º com a volta mais rápida; Leclerc terminando abaixo da 6ª posição e Pérez em 2º ou pior. Se Verstappen não tiver a volta mais rápida, Leclerc precisará terminar em 7º e Pérez em 5º; 

  • Verstappen em 4º com Leclerc 8º sem volta mais rápida e Pérez 2º sem a volta mais rápida;

  • Verstappen em 5º lugar com a volta mais rápida, Leclerc terminando em 9º e Pérez em 3º ou pior. Se Verstappen não tiver feito a volta mais rápida, Leclerc precisará terminar em 9º, sem a volta mais rápida, e Pérez em 3º; 

  • Verstappen em 6º lugar com a volta mais rápida, Leclerc terminando em 10º e Pérez em 3º. Se Max não tiver a volta mais rápida, Leclerc não poderá pontuar e Pérez precisará terminar em 4º ou pior. 

Se nenhum desses cenários se concretizar, e Leclerc ou Pérez terminarem à frente do holandês, Max voltará a lutar pelo campeonato na próxima etapa, nos Estados Unidos. 




Grande Prêmio do Japão


O GP de Suzuka será disputado às 2h (horário de Brasília) deste domingo (9/10) e será transmitido na TV e na internet por Band e F1TV.