
O histórico é favorável para Nadal. Das 18 partidas disputadas contra o número três, venceu 15. Uma de suas derrotas foi em uma final de Grand Slam, na Austrália, há três anos. Desta vez, quem vencer, se torna número dois no ranking mundial.
Além disso, o espanhol pode ser o primeiro tenista a conquistar dez vezes o mesmo troféu em um dos quatro principais torneios da modalidade. Ao longo da competição, ele não perdeu nenhum set e cedeu apenas 29 games.
Esta é 22ª vez que Nadal chega à final de Grand Slam. Ele luta por seu 15º título. Se vencer, será o segundo maior vencedor de Grand Slam, atrás apenas do suíço Roger Federer.
O confronto
Thiem começou bem a partida, mas errou e deixou o adversário empatar. Nadal passou a dominar a disputa, quebrando duas vezes e abrindo vantagem em cima do austríaco, que seguia errando.
No segundo set, seguiu firme e perdeu apenas seis pontos. Confiante, Nadal caminhou para o terceiro e decisivo set. Jogando em alto nível e contando com pouca desenvoltura do adversário, cedeu dois pontos e chegou a mais uma final.