
Campeão em Stuttgart em 2005 e 2007, quando o evento era realizado em quadras de saibro, Nadal assim se garantiu na semifinal e terá como próximo adversário o francês Gael Monfils, quarto cabeça de chave, que nesta sexta derrotou o alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/3.
Na última quinta-feira, Nadal já havia tido bastante dificuldade para superar o cipriota Marcos Baghdatis em sua estreia. O novo triunfo sofrido, porém, manteve o embalo do espanhol neste início de temporada de grama, na qual ele também disputa a chave de duplas do Torneio de Stuttgart. A programação desta sexta prevê que ele e o seu compatriota Feliciano López fecharão o dia de confrontos na Alemanha diante da parceria formada pelo brasileiro Bruno Soares e pelo austríaco Alexander Peya, pela semifinal de duplas.
No jogo diante Tomic, quinto cabeça de chave do torneio de simples, Nadal confirmou todos os seus saques no primeiro set e converteu um de quatro break points para assegurar a vantagem inicial de 6/4.
Já na segunda parcial, cada tenista obteve uma quebra de saque e a disputa foi ao tie-break, no qual Tomic foi melhor nos momentos decisivos para fazer 8/6 e deixar tudo igual.
No set derradeiro, porém, Nadal foi feliz na única oportunidade que teve de quebrar o serviço do australiano, confirmou todos os seus saques e acabou liquidando a partida em 6/3. Assim, acumulou a sua terceira vitória em três jogos com Tomic, batido anteriormente pelo espanhol nas edições de 2011 e 2014 do Aberto da Austrália.
Os outros dois semifinalistas em Stuttgart também estão programados para serem definidos nesta sexta. Segundo cabeça de chave, o croata Marin Cilin enfrenta o alemão Mischa Zverev. Quem vencer este duelo terá pela frente na próxima fase o vencedor da partida entre o sérvio Viktor Troicki e o australiano Samuel Groth.