UFC 182
UFC estreia em 2015 com alucinante disputa pelo cinturão dos meio-pesados: Jones x Cormier
Campeão e desafiante fecham noite de 11 combates em Las Vegas decidindo título
postado em 03/01/2015 09:30 / atualizado em 02/01/2015 23:30
O primeiro fim de semana de 2015 promete ser inesquecível para os fãs do UFC. Uma das maiores rivalidades de todos os tempos será colocada a prova neste sábado, pela edição 182 do Ultimate, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. O campeão Jon Jones enfrenta o desafiante Daniel Cormier, em uma luta cheia de prognósticos e expectativas, valendo o cinturão dos meio-pesados da organização.
O duelo entre eles é um dos mais aguardados de todos os tempos na história do UFC. Desde agosto, quando foram promover a edição 178 e acabaram brigando em encarada, os fãs só pensam no combate, que aconteceria em setembro, mas foi adiado para este sábado por conta de lesão do campeão Jon Jones.
Desde então, os dois passaram a trocar ofensas e provocações, incluindo ameaça de morte de Jones caso Cormier cumprisse o que disse e cuspisse no campeão. Na encarada do Media Day, os dois foram contidos por Dana White, mas trocaram farpas, assim como nos corredores do hotel MGM Grand Garden, local onde acontecer o evento. Na pesagem desta sexta, porém, os dois lutadores evitaram qualquer tipo de contato. Jones ficou de frente para o público e Cormier deu as costas para a platéia.
O evento terá cobertura completa do Superesportes em tempo real, com relato dos 11 combates e galeria de fotos dos duelos em Las Vegas.
Luta alucinante embala card
O duelo pelo cinturão dos meio-pesados aconteceria no dia 27 de setembro, pelo UFC 178. Lá, Jon Jones realizaria a revanche contra Alexander Gustafsson, mas o sueco se lesionou e abriu brecha para Daniel Cormier lutar pelo título. De lá para cá, uma lesão do campeão adiou o combate, e o que se viu foi uma verdadeira ‘baixaria’, com direito a troca de provocações, xingamentos, insultos e ameaças. Tudo, ou quase tudo, sob controle do UFC.
A briga entre eles, que aconteceu em agosto, foi algo que não deveria ter acontecido, mas fugiu do controle da organização. Os dois foram punidos em 50% da bolsa que recebem em suas lutas e obrigados a fazer várias horas de serviço comunitário.
Dentro do octógono, Jon Jones parte para sua oitava defesa de cinturão contra mais um grande nome. Com um cartel de 20 triunfos e apenas uma derrota, por aplicar cotoveladas ilegais, o campeão se mostrou confiante para mais um triunfo.
“Diria que a minha juventude é uma vantagem. Quando a luta ficar intensa, acredito que meu corpo deve aguentar melhor. O único caso em que um cara de 36 anos é capaz de aguentar mais que um de 27 anos é quando o cara de 27 não está trabalhando duro. Minha experiência também pode ser considerada. Ele é 4-0 no UFC, eu sou 15-0 no UFC. Sinto que eu sou o predador nessa luta. Não sinto que eu estou defendendo nada, mas sim que estou pronto para atacar”, disse.
Daniel Cormier tem apenas quatro lutas no UFC, duas delas na categoria dos meio-pesados, onde duela pelo cinturão neste sábado. Com uma invencibilidade de 15 combates na carreira, o desafiante espera desbancar o grande favorito e se tornar campeão do Ultimate.
“Eu não pensei nisso (derrota) por um segundo. Eu não aceitaria isso como a minha realidade. Você se prepara para a adversidade, mas como você se prepara para levar um knockdown ou para ser pego em uma submissão? Eu não acho que eu pensei sobre isso. Acho que você precisa estar positivo no seu treino, especialmente quando é algo assim tão grande. Você tem que acreditar que é possível. Na maioria das vezes, as pessoas não acreditam quando estão lá olhando para um monte ou uma montanha que é alta e que, talvez, não possa ser escalada. Eu acho que você tem que acreditar em si mesmo, na sua habilidade, no seu time e em tudo que você fez até aqui. Você tem que acreditar que você fez tudo o que podia para que isso aconteça. E eu acredito muito em mim mesmo e eu sei que vou vencer no sábado à noite”, rebateu.
Um brasileiro no evento
A edição 182 do UFC tem apenas um brasileiro escalado. Rodrigo Damm enfrenta Evan Dunham, ainda no card preliminar, pela categoria dos leves. Na mesma divisão acontece o segundo combate mais importante do evento, entre Donald Cerrone e Myles Jury, valendo uma grande posição no ranking.
UFC 182 - 3 de janeiro de 2014
MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas
Card principal
Jon Jones x Daniel Cormier - pelo cinturão do peso meio-pesado
Donald Cerrone x Myles Jury
Brad Tavares x Nate Marquardt
Kyogi Horiguchi x Louis Gaudinot
Hector Lombard x Josh Burkman
Card preliminar
Danny Castillo x Paul Felder
Marcos Brimage x Cody Garbrandt
Shaw Jordan x Jared Cannonier
Evan Dunham x Rodrigo Damm
Omari Akhmedov x Matts Nilsson
Alexis Dufresne x Marion Reneau
Tags: Las Vegas Daniel Cormier Jon Jones UFC 182 meio-pesados ufc rivalidade cinturão ufc