
A tarefa do time do técnico Mano Menezes é bastante complicada. Jamais a Raposa venceu o Tricolor gaúcho como visitante pelo placar que precisa para se classificar sem depender da “loteria” dos pênaltis. O melhor resultado ocorreu pelo Campeonato Brasileiro de 2007, quando Charles e Leandro Domingues marcaram os gols da vitória azul por 2 a 0, no Estádio Olímpico.
Saiba mais
Cruzeiro desafia o 'improvável' contra o Grêmio para escrever página heroica na Copa do Brasil Maicon treina, e Grêmio não tem desfalques para semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro Médico comenta recuperação de Henrique, que volta a treinar e pode reforçar o Cruzeiro Cruzeiro se inspira em feitos heroicos de sua história para inverter placar na Copa do Brasil
“Um gol no começo do jogo seria muito importante, mas temos 90 minutos para fazer dois gols para o jogo ir para os pênaltis ou três para nos classificarmos, claro, sem tomarmos. Precisamos fazer um grande jogo, criar as oportunidades que não criamos no Mineirão e segurar a equipe do Grêmio. Sabemos que eles jogam com muita movimentação, mas estamos trabalhando muito para podermos entender bem o jogo e conseguirmos fazer uma boa partida”, avaliou o meia Robinho, que será o encarregado de preparar as jogadas para as conclusões do trio Rafael Sobis, Arrascaeta e Ramón Ábila.
No revés por 2 a 0, o Cruzeiro atacou pouco. O goleiro Marcelo Grohe só fez uma defesa, no começo da partida, em bola chutada por Arrascaeta. No mais, muitos passes para o lado, sem a menor efetividade. Já o Grêmio mostrou frieza e marcou uma vez em cada tempo, com Luan e Douglas. A tendência é que os comandados de Renato Gaúcho se mostrem mais incisivos em casa, uma vez que contarão com o apoio de milhares de torcedores.
Mas a confiança na Toca da Raposa está em alta. Mesmo ciente de todas as condições favoráveis ao adversário, o zagueiro Leo confia que o Cruzeiro pode avançar. “O estádio vai estar lotado, a torcida vai incentivar o Grêmio. Como bons mineiros, vamos chegar aos poucos pra imprimir nosso ritmo e buscar o resultado. Sabemos de tudo que vamos enfrentar, mas temos consciência de que podemos conseguir”. O camisa 3 deu a dica de como será a estratégia celeste. “É um jogo que agente tem que agredir um pouco mais, impor nosso ritmo e reduzir os espaços. O Grêmio tem jogadores que criam e dão ritmo ao time. Precisamos do resultado e vamos buscar fazendo gols”.
Como visitante na Copa do Brasil, o Cruzeiro aplicou goleada de 5 a 2 sobre o Botafogo, pelas oitavas de final. A diferença é que o placar saiu “naturalmente”, e não por obrigação. Desta vez, diante dos gaúchos, o time terá de lidar com a ansiedade em querer abrir logo o marcador. “A gente não pode ir em busca do resultado de qualquer maneira porque o Grêmio tem uma boa equipe. Vamos concentrados pra buscar um gol no começo do jogo e as coisas encaminharem do jeito que a gente quer”, encerrou o lateral-esquerdo Edimar.
O Cruzeiro defende um tabu de jamais ter sido eliminado pelo Grêmio em mata-matas. Em seus 95 anos de história, o clube celeste protagonizou viradas "improváveis" que podem servir de inspiração para esta quarta-feira (Clique aqui e relembre). Nesta segunda, o time encerrou sua preparação em Belo Horizonte e contou com o retorno do volante Henrique, recuperado de desgaste muscular na coxa direita. A escalação será definida por Mano Menezes em atividade a ser realizada nesta terça-feira, em Porto Alegre.