Indicado pelo técnico Paulo Bento, que o acompanhou no futebol português, Edimar disputará posição com Bryan, até então a única opção na lateral esquerda. Em sua última temporada pelo Rio Ave, de Portugal, o reforço cruzeirense disputou 34 partidas e marcou dois gols.
"É um jogador com cultura defensiva boa. Tem o fato de ele ter jogado não apenas no Rio Ave, mas também no Braga, e ainda teve experiência na Itália. Defensivamente acaba por ser importante. Na Itália se dá ênfase grande à parte defensiva. É um jogador de boa qualidade técnica, com capacidade para criar desequilíbrio pelos corredores, é veloz, tem experiência europeia, o que pode ser importante. Se oficializar, poderá nos dar coisas importantes para nossa forma de jogar. Independentemente do sistema que jogar, ele se adaptará à nossa forma", disse Paulo Bento, ao ser perguntado sobre o jogador em coletiva nesta sexta-feira, na Toca da Raposa II.
Revelado na própria base do Cruzeiro, em 2006, Edimar foi emprestado em duas oportunidades a Tupi e Ipatinga. Sua primeira época na Europa foi em 2008/2009, defendendo o Braga de Portugal. Ele também passou por CFR Cluj-ROM, Xanthi-GRE, Chievo-ITA e Córdoba-ESP.
Desde o início do ano, o Cruzeiro tentava reforçar a lateral esquerda. Inicialmente, a preferência do clube era por Maxwell, também revelado na Toca e que está no PSG. No entanto, o jogador renovou com os franceses e inviabilizou o negócio. O argentino Juan Sánchez Miño, que chegou a atuar na posição, pediu para deixar o clube no início de junho.
Atacantes em campo
Outros dois reforços celestes estiveram em campo na manhã desta sexta-feira. Os atacantes Rafael Sobis e Ramón Ábila participaram do treino com bola, mas ainda não têm condições de jogo para o duelo contra o Vitória, domingo, às 11h, no Mineirão. Suas escalações só serão permitidas a partir das regularizações no Boletim Informativo Diário da CBF.