
Saiba mais
Bastidores do acerto do Cruzeiro com Paulo Bento: rota alterada, reuniões e análise do time Boas-vindas a Paulo Bento: cruzeirenses querem aprender com profissional da escola europeia Bryan passa por exames na Toca da Raposa II e fala sobre a expectativa de jogar pelo Cruzeiro Paulo Bento terá comissão técnica com mais quatro portugueses no Cruzeiro Você aprova a contratação de Paulo Bento?
Assim como fizeram com Ricardo Gomes e Jorginho, quando embarcaram para o Rio de Janeiro, a diretoria do Cruzeiro viajou a Portugal com objetivo de apresentar o projeto do clube ao treinador. As negociações aconteciam desde o início da semana na capital Lisboa. Em Belo Horizonte, Paulo Bento assumirá seu terceiro trabalho em toda carreira como técnico. Antes, ele só dirigiu o Sporting de Lisboa, entre 2005 e 2009, e a Seleção Portuguesa, entre 2010 e 2014, inclusive na Copa do Mundo do Brasil.
Bento deixou o Sporting em novembro de 2009. Em setembro da temporada seguinte, assumiu a Seleção Portuguesa e a comandou na Eurocopa de 2012, chegando à semifinal. Apesar da boa campanha na competição de seleções do Velho Continente, o jovem treinador fracassou na Copa do Mundo de 2014. Os lusitanos caíram na primeira fase, com quatro pontos no Grupo G. Alemanha e Estados Unidos se classificaram na chave.
Paulo Bento tinha contrato com a Seleção até 2016, mas uma derrota para a Albânia, por 1 a 0, na cidade portuguesa de Aveiro, na primeira partida das eliminatórias da Eurocopa, em setembro de 2014, resultou em sua demissão. Desde então, não voltou ao mercado.
O português será o terceiro técnico estrangeiro a comandar o Cruzeiro. Os dois primeiros foram o uruguaio Ricardo Diéz, em 1953, e o argentino Filpo Nuñez, nos anos de 1955 e 1970.

O português tem estilo durão, disciplinador e vai até o fim com suas convicções. Por onde passa, exige profissionalismo absoluto de seus atletas. “As principais características dele são estas: a personalidade forte, o rigor e a intransigência. Não admite falhas comportamentais, faltas de respeito, individualismos. Para ele o grupo está acima de tudo. Não é, ele próprio, um treinador-estrela, que goste de dar nas vistas ou de se promover. É um trabalhador, sério e austero”, conta o jornalista Sérgio Pereira, do portal português Mais Futebol.
Esquema
Paulo Bento é adepto do esquema 4-4-2, embora tenha adotado o 4-3-3 em sua passagem pela Seleção Portuguesa. “Ele gosta de jogar com um meia e dois atacantes, um mais fixo na área e outro flutuando. Deivid (ex-técnico do Cruzeiro) foi seu jogador no Sporting e atuou nesse esquema, sendo o mais fixo e tendo Liedson ao seu lado, saindo mais”, conta o jornalista José Manuel Freitas, amigo de Paulo Bento e biógrafo do atacante Pauleta.
Ficha completa do novo técnico do Cruzeiro
Nome: Paulo Jorge Gomes Bento
Data de nascimento: 20 de junho de 1969
Local de nascimento: Lisboa, Portugal
Clubes: Sporting (2005 a 2009) e Seleção Portuguesa (2010 a 2014)
Títulos: Taça de Portugal (pelo Sporting, em 2006/2007); Supertaça Cândido de Oliveira (pelo Sporting, em 2006/2007 e 2007/2008)