Cruzeiro
None

ENTREVISTA

Cuéllar revela acordo entre clubes e Cruzeiro e mira futuro na Toca: 'Quero deixar minha marca'

Jogador de 23 anos disse que negócio será confirmado nos próximos dias

postado em 26/12/2015 14:00 / atualizado em 26/12/2015 16:19

Reprodução


Só falta a assinatura de contrato e exames médicos para o volante colombiano Gustavo Cuéllar, de 23 anos, ser oficializado como reforço do Cruzeiro para 2016. Neste sábado, o jogador conversou com o Superesportes, adiantou que Junior Barranquilla e Deportivo Cali já chegaram a um acordo para sua liberação, e que a transferência para o Brasil será confirmada nos próximos dias.

Cuéllar pertence ao Deportivo Cali, mas está emprestado ao Junior Barranquilla, que exercerá a opção de compra de 70% dos direitos econômicos para repassá-lo ao Cruzeiro. O colombiano ficará cedido na Toca II até dezembro de 2016 com passe fixado.

O Deportivo Cali permanecerá com 30% dos direitos do volante, pois crê que ele poderá se valorizar mais no Brasil. Cuéllar subiu de produção nos últimos meses atuando pelo Junior, e já integra a Seleção Colombiana dirigida pelo argentino José Pékerman.

”Não assinei o contrato ainda, mas está praticamente tudo resolvido. Agora são questões de papéis. Falei com o presidente do Junior Barranquilla e com o presidente do Deportivo Cali, está tudo solucionado. Creio que nas próximas horas tudo estará concretizado. Já houve acordo entre todos os clubes. O Junior comprará 70% dos direitos, e me emprestará por um ano, com opção de venda. O Cali ficará com 30%. Faltam detalhes burocráticos. Espero os clubes resolverem isso para fazer os exames e ter a data de apresentação definida”, disse Cuéllar ao Superesportes.

Cuéllar conhece bem o Cruzeiro pois seu agente é o ex-volante Alexander Viveros, com passagem pelo clube entre 2000 e 2002. De férias em Barranquilla, sua cidade natal, o futuro reforço celeste conversou por alguns minutos com a reportagem e falou sobre o clube mineiro, Belo Horizonte, estilo de jogo e sonhos na carreira profissional.

EXPECTATIVA DE JOGAR NO CRUZEIRO

"É muito grande a expectativa, alta. Sei o que representa o Cruzeiro, atuar no futebol brasileiro, que é uma referência para mim, e espero fazer as coisas bem, representar bem o futebol colombiano no Brasil”.

CRUZEIRO

"Sei da tradição do Cruzeiro em toda América, é um clube conquistador. Recentemente foi campeão brasileiro duas vezes (2013 e 2014), coisa que não é para qualquer clube. Sei também que costuma ceder muitos atletas para o futebol internacional. Recentemente, soube que o Cruzeiro fez uma troca de treinador, tem um projeto grande, de voltar à Libertadores em 2017, e isso é muito importante pra mim também."

TOCA DA RAPOSA E BELO HORIZONTE

"Viveros me disse que o Cruzeiro é um clube muito organizado, dá todas as condições para os atletas trabalharem na Toca, e será uma oportunidade única em minha carreira. Disse que a torcida é extraordinária, apóia muito os jogadores. Sobre a cidade, sei que é grande, mas também oferece todas as condições para uma vida confortável."

RECADO PARA A TORCIDA CELESTE

"Espero concretizar tudo e honrar a camisa do Cruzeiro. O que posso dizer à torcida é que vou me dedicar e espero deixar minha marca no clube, com bom futebol e títulos."

APRESENTAÇÃO EM JANEIRO

"Quero assinar contrato primeiro e depois sim vou saber a data de chegada. Não chegamos a falar disso."

ESTILO DE JOGO

"Sou um jogador de marcação, que gosta de recuperar a bola e creio que faço isso bem. Também gosto de ter como panorama ir à frente. Me considero técnico, apesar de ter a marcação como característica. Gosto de sair para o jogo, tenho boa visão periférica, e espero mostrar tudo isso no Cruzeiro.
AFP PHOTO/Cris BOURONCLE


No Júnior há um companheiro com uma característica parecida com a minha e nos revezamos na posição de primeiro volante e nas saídas ao ataque. Mas gosto de fazer as duas coisas: marcar e ir à frente."

GOLS E EVOLUÇÃO

"A verdade é que faço poucos gols. Sei que no futebol moderno isso é importante, mas pretendo evoluir e ter mais oportunidades.

Também não sou um batedor de faltas. Preciso me dedicar mais a isso, treinar mais. Faz parte da minha evolução."

REFERÊNCIA NO FUTEBOL MUNDIAL

"Em minha posição, o jogador que mais gosto é o croata Luka Modric, do Real Madrid. Me encanta o seu estilo de jogo, ele é minha inspiração."

SONHOS NO FUTEBOL


"Tenho um sonho de me consolidar na Seleção Colombiana (foi convocado para um amistoso e os quatro primeiros jogos das Eliminatórias, mas ficou no banco). Nesse momento, quero que tudo se resolva para jogar no Cruzeiro e ser importante no clube. No futuro, como todo atleta, eu penso em jogar na Europa, em um grande time. Quero ser importante por onde eu passar, ser uma referência e deixar títulos sempre."

FICHA


Gustavo Leonardo Cuéllar
Naturalidade: Barranquilla (COL)
Nascimento: 14 de outubro de 1992
Altura: 1,76m
Carreira:
Deportivo Cali (2009 –2014)
Junior Barranquilla (2014-15)
Seleção Principal: 5 convocações (1 amistoso e quatro pelas Eliminatórias)
Títulos:
2015 – Copa Colômbia (Junior Barranquilla)
2014 – Superliga da Colômbia (Deportivo Cali)
2010 – Copa Colômbia (Deportivo Cali)

Tags: mercadobola cruzeiro seriea mercado gustavo cuéllar junior barranquilla deportivo cali