Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Matemáticos projetam pontos necessários para Cruzeiro chegar ao título nacional

Especialistas apontam que chance de classificação à Copa Libertadores supera 99%

postado em 19/09/2013 17:45 / atualizado em 19/09/2013 18:43

Euler Junior/EM/D.A Press

Com a vitória sobre o segundo colocado Botafogo, o Cruzeiro abriu sete pontos de vantagem em relação à equipe carioca no Campeonato Brasileiro. A 16 rodadas do fim, o Superesportes ouviu matemáticos que estudam estatísticas no futebol para traçar a projeção de pontos que assegurará ao clube celeste o tricampeonato nacional.

De acordo com o professor da UFMG Gilsione Nonato Costa, o Cruzeiro precisa manter aproveitamento de 50% nas rodadas restantes para ficar muito próximo de levantar a taça. “É muito provável que o vice-campeão fique entre 71 e 72 pontos. Com mais 24 pontos do Cruzeiro, é bem provável que isso já garanta o título. O Cruzeiro está a oito vitórias para ficar muito perto de ser campeão”, explicou.

“Se o Cruzeiro fizer 24 pontos, equivalente a um rendimento de 50%, o Botafogo teria de fazer pelo menos 32 pontos em 48 possíveis. Esse é um rendimento de ganhar em casa e empatar fora, o que não é fácil em final de campeonato, com brigas contra rebaixamento e por vaga na Libertadores. É muito provável que 24 pontos deem o título ao Cruzeiro”, acrescentou.

Nas dez edições do Campeonato Brasileiro disputado por pontos corridos, o vice-campeão jamais superou 72 pontos. Porém, o engenheiro gaúcho Tristão Garcia, responsável pelo site Infobola, projeta pontuação maior para assegurar o título. Segundo ele, é necessário que se mantenha a média de dois pontos somados por partida, determinando, assim, 76 pontos para a conquista do Brasileirão.

“Se o Botafogo cair de produção, o Cruzeiro pode ser campeão com menos pontos do que essa média. O campeonato é duríssimo e dois times não conseguem fazer essa média. Se o Cruzeiro mantiver a média de dois pontos em 14 rodadas, poderá descartar outras duas (rodadas)”, disse.


Tristão Garcia avalia que o Cruzeiro precisa de oito vitórias e quatro empates nas 16 rodadas restantes. “Isso está de acordo com a característica do time. Até agora, em 22 jogos do Cruzeiro, dois terços foram vitórias e o outro terço ficou dividido entre derrotas e e empates. Não é normal manter essa sequência de vitórias até o final. Não se pode exigir que um time no Brasil ganhe como o Barcelona no Campeonato Espanhol, porque aqui os times são fortes”, justificou.

Segundo colocado, o Botafogo, na avaliação do engenheiro gaúcho, teria de seguir o exemplo do Cruzeiro, que acumula oito vitórias consecutivas. “Ele precisará fazer como o Cruzeiro vem fazendo. Tem de ganhar dois terços dos jogos, ou seja dez partidas. Ainda faltariam quatro pontos, ou quatro empates”, explicou, com uma ressalva. “O Botafogo não joga mais com o Cruzeiro e tem um monte de clássicos no Rio contra times precisando pontuar. Flamengo e Vasco estão em situação ruim, esses clássicos serão pesados”, complementou.

Dois pés na Libertadores

Em comum, os dois especialistas em estatísticas do futebol apontaram o Cruzeiro com 99% de chances de confirmar uma vaga na Copa Libertadores de 2014. “Já são 11 pontos de diferença para o terceiro colocado. Mesmo que um time brasileiro vença a Copa Sul-Americana, o que deixaria três vagas para a Libertadores, o Cruzeiro tem distância muito grande de terceiro e quarto colocados. Se forem quatro vagas, muito provavelmente, 62 pontos darão uma vaga à Libertadores. O Cruzeiro, portanto, está a 13 pontos, ou quatro vitórias e um empate, da classificação”, observou Gilsione Costa.

“O Cruzeiro está na Libertadores do ano que vem. Claro que o Cruzeiro tentará a vaga direta e, para isso, precisará ficar entre os dois. Para não terminar o campeonato como campeão ou vice, o Cruzeiro teria de entrar numa crise”, ressaltou Tristão Garcia.

Tags: cruzeiro projeção pontuação título campeão pontos