Cruzeiro
None

Alex rescinde contrato na Turquia e gerente diz que "assunto" é com Gilvan

De acordo com Valdir Barbosa, mandatário azul tem interesse em repatriar o meia

postado em 01/10/2012 13:25 / atualizado em 01/10/2012 14:11

Jorge Gontijo/EM/D.A Press
A rescisão de Alex com o Fenerbahçe, nesta segunda-feira, surpreendeu os bastidores do futebol nacional. Alvo de vários clubes brasileiros – entre eles, Cruzeiro, Palmeiras, Coritiba e Grêmio -, o jogador pôs fim ao contrato de oito anos na Turquia. Procurado pelo Superesportes, o gerente de futebol Valdir Barbosa disse que Gilvan de Pinho Tavares já demonstrou interesse no atleta, mas que o assunto só podia ser tratado pelo presidente azul.

“Isso quem pode dizer é o presidente, que está tratando diretamente. Posso dizer que o presidente tem interesse. Ele já conversou com o Alex, mas esse assunto é com ele. Posso dizer que ele demonstrou interesse”, disse Valdir Barbosa.

A assessoria de comunicação do Cruzeiro negou que tenha ocorrido um contato no decorrer do dia, mas salientou que, anteriormente, as partes chegaram a conversar, mas sem revelar o conteúdo. No princípio de setembro, o presidente celeste admitiu que mantinha contato com o armador.

“Nós já fizemos contato com o Alex. Ele tem contrato com o clube até maio do ano que vem, mas já tem vontade de retornar e estamos fazendo contato. Outros clubes do futebol brasileiro - ele já nos disse - que estão fazendo esse contato. Vamos ver se a gente consegue trazê-lo”, afirmou o mandatário à época.

Gilvan de Pinho Tavares foi procurado pela reportagem, mas não atendeu às ligações.

Temporada 2013

Como não pode ser inscrito para o restante da temporada - pois o prazo de inscrições nacionais já expirou -, Alex só vestirá a camisa do novo clube a partir de 2013. Ele já manifestou que as três equipes que defendeu no Brasil e o Grêmio, por conta da amizade com Vanderlei Luxemburgo, são seus prováveis destinos. O anúncio de sua saída foi feito por meio do microblog Twitter.

"Contrato rescindido! Obrigado a todos os turcos pelo carinho durante esses 8 anos. Mais uma etapa cumprida... Obrigado a todos do Fenerbahçe".

A relação do jogador com o técnico do clube, Aykut Kocaman, estava estremecida desde agosto, quando Alex foi barrado pela primeira vez. Isso motivou a antecipação de sua saída, que era prevista para o meio do ano que vem. Outro agravante é que o treinador pediu o afastamento do meia sem dar uma justificativa.

Alex chegou ao clube em 2004. Realizou 376 partidas e marcou 185 gols. Em setembro, foi homenageado com uma estátua, nas proximidades do estádio do clube, em Istambul.