VEJA GALERIA DE FOTOS DO CLÁSSICO NA ARENA DO JACARÉ
Em um clássico eletrizante na Arena do Jacaré, o Cruzeiro derrotou o América por 2 a 1, neste domingo, e chegou aos 21 pontos na tabela de classificação, três abaixo do líder Atlético. Como o clube celeste ainda tem confronto direto contra o maior rival, depende somente de suas próprias forças para terminar a fase de classificação do Campeonato Mineiro na liderança.
Alessandro abriu o placar para o América e o Cruzeiro chegou à virada com gols de Anselmo Ramon e Walter. Na próxima quarta-feira, o América recebe o Tupi, na Arena do Jacaré, às 22h. Já o clube celeste vai a Varginha no sábado, enfrentar o Boa Esporte, às 17h.
O jogo
A formação de três atacantes adotada por Vágner Mancini começou a surtir efeito logo no início do jogo. No primeiro minuto da partida, o clube celeste chegou ao gol adversário duas vezes. Uma com Wallyson e outra em cobrança de escanteio e cabeçada de Wellington Paulista. O goleiro Neneca apareceu bem para salvar o América nas duas ocasiões.
No início do primeiro tempo, o Cruzeiro dominou as ações de ataque do jogo, restando ao Coelho os contragolpes perigosos. Aos 14 minutos, Luciano escapou pela ponta esquerda, deixou Marcelo Oliveira no chão em um drible desconcertante e chutou forte, para belíssima defesa do goleiro Fábio.
O América foi mais eficaz que o Cruzeiro e soube aproveitar a primeira bola parada perigosa em frente à área celeste. Aos 21 minutos, Rodrigo Heffner cobrou falta, a bola desviou na barreira e sobrou para Alessandro. O atacante, com frieza, driblou Victorino e tocou por baixo das pernas de Fábio, marcando um golaço: 1 a 0.
Aos 31, Montillo fez ótima jogada individual e tocou para Wellington Paulista, que devolveu para o argentino. O craque chutou forte no ângulo superior direito de Neneca, que salvou o América.
No minuto seguinte, o América chegou no contragolpe com Luciano, a bola sobrou para Fábio Júnior na área. O centroavante vacilou na hora de fazer o gol e foi desarmado pela zaga celeste.
Aos 40, Wallyson fez boa jogada pela esquerda, rolou na medida para Anselmo Ramon, que girou bonito em cima do seu marcador e chutou com a perna direita, rasteiro, para empatar a partida: 1 a 1.
O Cruzeiro voltou para o segundo tempo em cima do América. Logo aos três minutos, Neneca salvou o gol da virada, depois de desvio de Wellington Paulista na pequena área. Demorou pouco para o Coelho equilibrar as ações e tomar as rédeas do jogo.
A pressão do América culminou em gol, aos 24 minutos, mas o tento foi anulado pelo árbitro Cleisson Veloso Pereira. No lance, Gabriel fez falta no zagueiro Leo, que, desequilibrado, marcou gol contra.
Aos 26, o garoto Élber, que entrou no lugar de Anselmo Ramon, desequilibrou e tocou para Walter, que chutou rasteiro no canto direito de Neneca para virar a partida: 2 a 1. O gol deixou o Cruzeiro mais solto no jogo e o América mais nervoso. Aos 32, o clube celeste chegou com muito perigo novamente ao gol do América, em jogada de Montillo pela direita, que cruzou para Wallyson perder na pequena área.
Nos minutos finais, o América pressionou o Cruzeiro e teve duas chances claríssimas de igualar o placar, mas parou nas mãos de Fábio.
Cruzeiro 2 x 1 América
Cruzeiro
Fábio, Marcos, Leo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira e Montillo; Wellington Paulista (Walter), Anselmo Ramon (Élber) e Wallyson (Everton)
Técnico: Vágner Mancini
América
Neneca, Rodrigo Heffner, Gabriel, Everton e Bryan; Leandro Ferreira, Moisés (Adeílson), Luciano (China) e Kaio; Alessandro (Kaká) e Fábio Júnior
Técnico: Givanildo Oliveira
Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: 24 de março de 2012 (domingo)
Gols: Alessandro, aos 21 minutos, Anselmo Ramon aos 40 do primeiro tempo.
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes
Cartões amarelos: Marcos, Diego Renan, Wellington Paulista, Marcelo Oliveira, Montillo (Cruzeiro); Kaio, Everton, Leandro Ferreira, Gabriel (América)
Público pagante: 10.337
Renda: R$ 174.822,50